Experimento social

Lay's muda voz de comentarista usando I.A. contra machismo no futebol

Narradora teve voz alterada em tempo real durante transmissão de amistoso para evidenciar a necessidade da exposição do tema em sociedade

A Lay’s reconhece a crescente relevância do tema “mulheres no futebol” no Brasil atual. Juntamente com outras questões polêmicas dentro desse contexto, a participação feminina nos jogos – tanto dentro quanto fora do campo – tem recebido uma atenção significativa do público espectador.

Em resposta a isso, a marca, que tem sido patrocinadora da Liga dos Campeões Feminina nos últimos anos, realizou um experimento social para destacar a importância de reforçar o respeito às mulheres tanto dentro como fora do mundo do futebol.

Na ação, a jornalista Elaine Trevisan fez comentários ao vivo em uma transmissão de rádio pelo YouTube de um jogo amistoso em 26 de março. Porém, os ouvintes não sabiam que, na verdade, era Elaine quem estava comentando.

A voz da jornalista foi alterada em tempo real por meio de uma tecnologia de inteligência artificial para soar como uma voz masculina, chamada Elias. Dessa forma, ela participou da transmissão como se fosse um comentarista convidado do sexo masculino. Após alguns dias do jogo, Elaine revelou a verdade por trás da ação em um vídeo nas redes sociais.

“Eu não sou Elias. Eu sou Elaine Trevisan, jornalista há 14 anos, e Lay’s me convidou para fazer um experimento social em uma partida de futebol essa semana. Analisando os comentários nas redes sociais sobre a transmissão do Elias, deu para perceber que não teve muita gente criticando, como acontece usualmente quando estou como comentarista. Estamos aqui hoje para defender que seja assim que nós, mulheres, sejamos tratadas em transmissões esportivas e, claro, também fora delas. Sem que nos desmereçam ou invalidem por sermos mulheres falando de futebol. Porque a gente sabe muito, tá?”, explicou Elaine.

“Lay’s propôs essa ação em conjunto com Elaine para darmos uma dimensão mais palpável a um problema que as mulheres enfrentam todos os dias, dentro e fora do futebol. Escolhemos o esporte favorito do Brasil, que deveria ser inclusivo para todo mundo, para promover, acima de tudo, uma conversa sobre o respeito a todas as pessoas”, explica Simone Simões, Diretora de Marketing da PepsiCo”.

Foto: Divulgação