Tech

Conheça o Immersive Stream, nova revolução do Google para as experiências virtuais

Com o Immersive Stream para XR, os usuários não precisam de um hardware poderoso ou de um aplicativo especial para mergulhar em um mundo 3D ou de Realidade Aumentada.


Hoje, o Google Cloud anuncia a disponibilidade geral do Immersive Stream para XR (XR sigla para Realidade Estendida), que aproveita as potentes unidades de processamento gráficos (GPUs) do Google Cloud para hospedar, renderizar e transmitir experiências fotorrealistas de alta qualidade para milhões de dispositivos móveis em todo o mundo. A prévia do serviço havia sido apresentada no ano passado, durante o Google I/O.

Com o Immersive Stream para XR, os usuários não precisam de um hardware poderoso ou de um aplicativo especial para mergulhar em um mundo 3D ou de Realidade Aumentada. 

A partir de um link ou QR Code, eles podem se transportar para uma realidade estendida. O Google Maps, por exemplo, está usando o Immersive Stream para XR para potencializar o recurso de “visualização imersiva”. 

Diversas marcas já estão usando o Immersive Stream para XR para aprimorar as experiências dos consumidores, como experienciar configurações de um novo veículo e até a visualizar um móvel na sua casa.

Como as marcas estão usando o ISXR

Um tipo comum de experiência que as marcas desejam criar é um espaço onde os usuários podem caminhar e interagir com os objetos. Por exemplo, construtoras podem permitir que seus clientes coloquem opções de eletrodomésticos ou móveis em representações de seus espaços reais. 

As empresas de viagens e hotelaria podem oferecer visitas virtuais a um quarto de hotel ou espaço para eventos, enquanto os museus podem fornecer experiências nas quais os usuários possam passear e interagir com exposições virtuais.

Para ajudar os clientes a criar essas experiências de maneira mais rápida, o Google Cloud colabora com o Google Partner Innovation (PI) para criar um modelo de espaços, o primeiro de uma série de modelos desenvolvidos com o envolvimento próximo do cliente no PI Early Access Program. O modelo de espaços padroniza as interações comuns nesses cenários, como o movimento do usuário e a interação do objeto.

Aosom, um varejista de comércio eletrônico para casa e jardim, usou recentemente esse modelo para lançar uma experiência que permite aos usuários colocar móveis em uma sala de estar virtual ou em seu próprio espaço usando Realidade Aumentada. Os usuários podem personalizar a cor e as opções do item e, em seguida, adicionar produtos ao carrinho de compras quando estiverem satisfeitos.

“Os consumidores do setor de casa e jardim estão sempre procurando ofertas que sejam únicas e compatíveis com seu próprio espaço de vida”, disse Chunhua Wang, CEO da Aosom. “O Immersive Stream para Realidade Estendida, do Google Cloud, permitiu que a Aosom oferecesse uma experiência de compra visualmente vívida e imersiva para os clientes de Google Cloud.”

O Immersive Stream para XR beneficia especialmente as montadoras, que agora podem permitir que clientes em potencial naveguem e personalizem novos veículos com detalhes fotorrealistas, e visualizem os carros nas garagens de suas casas. 

Recentemente, a Kia Alemanha aproveitou a tecnologia para promover o Kia Sportage, um de seus veículos mais vendidos. A experiência virtual foi acessível através de um QR code no site da Kia.

Na Kia Alemanha, estamos entusiasmados em usar o Immersive Stream para XR para alcançar novos consumidores e fornecer a eles a experiência perfeita para descobrir nosso Sportage”, disse Jean-Philippe Pottier, gerente de plataformas digitais da Kia Alemanha. “Nossos usuários adoram poder mudar cores, motores e interagir com o modelo em 3D e realidade aumentada.”

Por fim, com a adição do Unreal Engine 5.0 e suporte para mundos maiores e mais realistas, os usuários podem explorar lugares históricos distantes sem sair de casa. Por exemplo, o Virtual Worlds usa técnicas de fotogrametria para capturar locais históricos, aperfeiçoá-los com uma equipe de designers e, em seguida, criar experiências interativas. 

Devido aos detalhes visuais envolvidos, essas experiências sempre exigiram estações de trabalho caras, com GPUs para executar a renderização, limitando sua disponibilidade a exibições físicas. 

Usando os novos recursos Nanite e Luman do Unreal 5.0, a equipe criou um tour educacional pela Grande Esfinge de Gizé e o tornou acessível a qualquer pessoa que use o Immersive Stream para XR disponível aqui.

Elliot Mizroch, CEO da Virtual Worlds, explica: “Capturamos locais incríveis, de Machu Picchu às Pirâmides de Gizé, e queremos que todos possam explorar esses monumentos e aprender sobre nossa história. O Immersive Stream para XR finalmente nos dá essa oportunidade.”

O que há de novo no Immersive Stream para XR

Além da disponibilidade geral, o serviço de Realidade Estendida agora também suporta conteúdo desenvolvido no Unreal Engine 5.0. O Google também adicionou a capacidade de renderizar conteúdo no modo paisagem para oferecer suporte a dispositivos tablet e desktop. 

Com o modo paisagem e a capacidade de renderizar em telas maiores, há mais espaço para criar interfaces de usuário e interações sofisticadas, para aplicativos imersivos com mais recursos completos. 

Por fim, também é possível incorporar o conteúdo do Realidade Estendida em um site próprio usando um iframe HTML, permitindo que os usuários acessem seus aplicativos imersivos sem sair do seu domínio.