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TCU suspende concorrência pela conta de promo da Caixa

O <em>briefing</em> da concorrência consistia em uma campanha promocional que pretende contemplar 200 correntistas e 100 funcionários da Caixa com ingressos para jogos da Copa do Mundo de 14.

José Mucio Monteiro, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou suspensão cautelar da concorrência pela conta de promoção e eventos da Caixa Econômica Federal.

Com verba de aproximadamente R$ 140 milhões anuais, a ser dividida entre três vencedoras, a licitação começou no final do mês passado com inscrição de 20 agências interessadas, sendo que três não foram habilitadas.

O evento que comemorou os 151 anos da Caixa, em 2012, foi desenvolvido pela Latin Promo, que dividia a conta com Monumenta e TV1 Eventos.

As 17 que ainda se mantêm na disputa são Abic, Agogô, Alquimia, Ás Promoção e Eventos, Avantgarde, b!ferraz, Cobram, Expertise, Fermento, IGodoi, Latin Promo, Mix Comunicação Integrada, Mix Marketing e Eventos, Monumenta, NewStyle, Plural e Rock. A conta promocional da Caixa vinha sendo dividida entre Latin Promo, Monumenta e TV1 Eventos.

Antes da apresentação das propostas, a comissão de licitação já havia recebido três pedidos de impugnação do edital encaminhados pelo Sindeventos e pelas agências AM&C Comunicação e A&C Eventos – ambas não participam da concorrência.

Diante do indeferimento da Caixa, esta última recorreu ao TCU, alegando que a atividade de marketing promocional não tem natureza intelectual, e, portanto, a licitação não deveria ocorrer na modalidade técnica e preço, mas sim levando em conta somente o preço. A reclamante argumenta ainda que o edital interfere na esfera privada das concorrentes ao fixar preços mínimos.

Na semana passada, a Ampro defendeu a natureza intelectual dos serviços e manifestou-se a favor do prosseguimento da concorrência, mas isto depende da decisão final do TCU.

Segundo o edital, cada uma das três vencedoras terá garantido um valor mínimo correspondente a 15% do montante efetivamente investido pela Caixa em iniciativas como eventos institucionais, campanhas promocionais, ativação de eventos esportivos, ações de relacionamento e de marketing de incentivo.

O briefing da concorrência consistia em uma campanha promocional que pretende contemplar 200 correntistas e 100 funcionários da Caixa com ingressos para jogos da Copa do Mundo de 2014.