Um evento no dia 12/01, na praça Nicola Vivilechio, em Taboão da Serra, abriu as comemorações do Ano Novo Chinês em São Paulo. A data será comemorada nos dias 01 e 02/02, no Bairro Liberdade com uma grande festa que terá apresentações culturais e artísticas, além de barracas com a culinária típica.
A apresentação na praça chamou a atenção dos moradores que passavam pelo local. Muitos acompanharam as encenações de luta e também a dança folclórica que reúne dragões e leões da cultura chinesa.

O calendário chinês segue uma contagem diferente do calendário ocidental. O Ano Novo acontece no dia 31/01, dando início ao Ano do Cavalo. “Aqui no Brasil é o nono evento que realizamos, pela primeira vez trouxemos essa apresentação para Taboão da Serra que marca o início das comemorações em São Paulo”, disse Benjamin Li Min Ting, organizador do evento.
Taboão da Serra foi escolhida para sediar o evento porque duas academias de “Kung Fu” da cidade se apresentam nas comemorações do Ano Novo chinês. “Aqui em Taboão da Serra é a primeira vez, é um pré-evento, para chamar a atenção do público. Todos os finais de semana iremos fazer esse tipo de apresentação em parques da Capital”, diz Ting.
De acordo com o mestre Francisco Nobre, o evento mostra novas culturas e costumes que muitas vezes as pessoas desconhecem. “As apresentações criam uma integração entre as culturas brasileira e chinesa, são costumes bem diferentes, mas que convivem em perfeita harmonia”.