Experiência de Marca

Tá se formando em Comunicação? De quê?

<p style="text-align: left;">Você que faz Comunicação Social, que está começando, cheio de gás. Você que está terminando, cheio de vontade de arrumar um estágio ou, quem sabe, um emprego bacana, vai sair por aí deixando portfólio (da Faculdade, claro) e currículo.

O ano está terminando e você, que pagou sua mensalidade direitinho e pontualmente o ano inteiro, ou você que não paga mensalidade, mas paga impostos para que sua Universidade funcione, deve estar feliz preparando um final de ano de festa.

Você que faz Comunicação Social, que está começando, cheio de gás. Você que está terminando, cheio de vontade de arrumar um estágio ou, quem sabe, um emprego bacana vai sair por aí deixando portfólio (da Faculdade, claro) e currículo.

Ah… o quê? Já fez isso? Não consegue estágio? Os caras estão te cobrando conhecimentos de Marketing Promocional, de Comunicação Integrada? Falando uns nomes esquisitos tipo Agência no branded, crowdfundind, flash mob, incentivo, 360, merchandising, PDV, blitz e por aí vai… Você nem sabe o que falar.

Alguém te disse que a Ampro pode te ajudar. Mas essas letrinhas também não te falam nada? Você até lembra de uma coisa chamada Sampro que rolou na sua Faculdade, mas seu professor disse que não era obrigado a ir, ou você não foi porque aproveitou pra sair mais cedo…

Pois é. Alguém está enganando você. O mercado mudou. As Agências de Publicidade e Propaganda nem têm mais esse nome. Chamam-se de Agências de Comunicação. Aliás, hoje, todas as Agências são de Comunicação mesmo.

Algumas adotaram nomes também esquisitos pra você como Agência 360 ou de Comunicação Integrada e, estranho, algumas delas é que estão cobrando de você esse conhecimento “novo”.

Você não sabe mais o que fazer. A Universidade continua ensinando Publicidade e Propaganda, usando livros e currículos que distorcem o que acontece no mercado de verdade, na tal vida real.

E o que você faz? Outro curso? Emoldura seu diploma e coloca na sala de casa? Ou faz uns cursos bacanas, esses sim, com um conteúdo mais antenado às necessidades do mercado, que tem por aí que falam do Marketing Promocional, como os do IBTL, da ESPM, ou o workshop que a galera do Trade Inteligente está lançando, cheio de feras do mercado e outros? Isso é bom. Mas é justo?

É justo que os currículos dos cursos de Comunicação Social ainda não contemplem o Marketing Promocional e uma visão de brand mais aprofundada? Que as disciplinas de texto e direção de arte não sejam mais abrangentes, ensinando conceituação, planejamento e design? Que os cursos de Publicidade e Propaganda não sejam chamados de Comunicação Integrada ou coisa que o valha?

Sei não… Só tô colocando pra vocês que existe um mercado precisando de profissionais qualificados e formados, conhecedores de uma Comunicação Social que, certamente, não é a que vocês estão conhecendo. Ah!, e antes que comecem a bater em mim dizendo que nem toda Universidade é assim, que na minha Faculdade tem isso, que na tal tem aquilo… Ok. Nem todas são assim.

Mas se a sua é, solte o verbo e cobre. Exija a Sampro aí. Faça um dos cursos que coloquei aqui. Convide profissionais do mercado, inclusive os das antigas Agências de Publicidade e Propaganda pra falar, porque eles mesmos sabem que as coisas estão diferentes e são tremendos profissionais de Comunicação.

E não se engane, o ano acabou, mas a nossa luta pra ter Promocitários formados em Universidades não. Porque a única frase de Comunicação que conheço que ainda pode ser usada com a mesma propriedade em qualquer Universidade é: Quem não se comunica, se trumbica.