A cidade de Paulínia, no Interior de São Paulo, foi escolhida para sediar o festival de música e artes SWU, entre os dias 12 e 14/11. A opção se deu pelo interesse da cidade em investir em cultura e, principalmente, pela disposição em desenvolver projetos ligados à sustentabilidade.
O festival conta com a participação de bandas estrangeiras e nacionais, mas também possui espaços reservados para a divulgação de ONGs e ações que incentivem a conscientização ambiental. Por isso, é tão importante contar com uma cidade que esteja em sintonia com todos esses requisitos.
Em declaração à equipe de reportagem da organização do evento, o Secretário de Cultura de Paulínia, Emerson Alves, explicou que durante os três dias de show a cidade contará com uma estrutura específica para facilitar a locomoção dos ciclistas e o uso do transporte público. Haverá ciclovias de acesso à arena, para quem decidir ir até lá de bike, e as ruas da cidade também serão modificadas para que os ciclistas possam fazer os passeios turísticos com mais segurança.
Entre todos os projetos, o que mais atrai olhares é o “Distrito Sustentável“, que será desenvolvido na cidade durante os próximos anos. A proposta consiste em criar um bairro planejado totalmente sustentável. “Nós queremos mostrar quais são as boas práticas de sustentabilidade para a construção civil, uso de água, uso de energia, transporte coletivo e ciclovias, que podem ser facilmente implantadas e replicadas”, disse Alves.
Dentro do “Distrito Sustentável” a cidade pretende construir um sistema de coleta seletiva totalmente automatizado, seguindo o exemplo de Barcelona, na Espanha. Lá o lixo é transportado por tubulações subterrâneas, que dispensam a necessidade do uso de caminhões e impedem que o lixo permaneça acumulado em espaços públicos. Dessa forma, os resíduos já são encaminhados separadamente para contêineres específicos e depois para as usinas de reciclagem.
“Com essa ideia funcionando, nós pretendemos replicar a iniciativa para outros bairros e talvez até se torne um case para o Brasil inteiro”, explicou o secretário.
A cidade de Paulínia já está confirmada como a sede do SWU por mais cinco anos e as autoridades locais acreditam que já na próxima edição boa parte dos projetos esteja em funcionamento.
Fonte: CicloVivo.