O 5º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável irá promover, neste mês, a campanha da edição extraordinária do Sustentar Verão 2012 – rumo à Rio+20. O objetivo principal é chamar atenção da população mineira para a Conferência da ONU.
A Aliás Comunicação, agência responsável pelas ações de publicidade e marketing, fundamentou a campanha nos conceitos de conscientização e mobilização social. De acordo com o executivo de contas da agência, Marcelo Aguiar, a marca Sustentar é bastante conhecida, e possui excelente reputação e credibilidade quando o tema é sustentabilidade. Além disso, ela expressa o impacto positivo dessas ações para as gerações atuais e futuras.
Uma pesquisa realizada pela Market Analysis apontou que Minas Gerais é o Estado mais desinformado sobre a Rio+20. Esse foi um dos fatores que impulsionou a ideia de acrescentar o nome da Conferência das Nações Unidas na logomarca do Sustentar.
“Queremos envolver pessoas e fazer com que elas participem ativamente, no sentido de debater ideias e enriquecer propostas que serão encaminhadas para um dos eventos mais esperados do ano”.
Em relação à identidade, a raiz da marca na versão especial da edição verão foi mantida. “Incorporamos elementos que estilizam o tema da estação, já que esta edição acontece agora em janeiro. Combinamos as cores laranja da marca com o azul na base. A cor azul transmite segurança e compreensão, enquanto o laranja é uma cor forte que estimula as relações”, explica Aguiar.
Para divulgar o evento, a agência criou hotsite, banners digitais, encarte em revistas nacionais, anúncios em mídia impressa, spot para veiculação em emissoras de rádio, merchandising nas Associação Comercial e Empresarial e Minas Gerais (ACMinas) e no Parque das Mangabeiras.
O evento será realizado em Belo Horizonte, no dia 27/01, no ACMinas, e 28/01, no Parque das Mangabeiras.