Toda e qualquer ação de marketing sustentável, por mais simples que pareça, merece o respeito e apoio de todos.
De uns anos para cá, os meses ganharam cores. Temos o Setembro Amarelo (Conscientização sobre a prevenção do suicídio); Outubro Rosa (Campanha de prevenção ao câncer de mama); Novembro Azul (Referente à prevenção do câncer de próstata).
Eles surgiram com o objetivo de alertar o maior número possível de pessoas sobre esses problemas de saúde que acometem milhares de pessoas no mundo todo, e, muitas vezes, não se obtém a cura por falta de conhecimento.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Mas, ela vai muito além, pois engloba também as ações sociais, ou seja, aquelas que proporcionam uma qualidade de vida melhor para a comunidade ao nosso redor.
Seria importante que se cada um fizesse um pouco pelo seu próximo, pois dessa forma, conseguiremos, se não a curto prazo, mas em um determinado tempo, ter um mundo mais igualitário. Falando especificamente de Brasil, não vivemos apenas uma crise econômica, mas sim, uma crise de cidadania.
Enquanto o Ser humano se preocupar apenas consigo mesmo, pensando “Pra mim tá bom, os outros é que se virem”, não conseguiremos jamais prover o bem-estar, algo merecido para todos, não apenas para mim ou para você que está lendo esse post agora.
Quando da realização da Copa do Mundo, uma ação da Brahma nos chamou a atenção. Com o conceito “Grande Rede Esportiva”, a marca, em parceria com a Vivo, contemplou várias cidades que não tem acesso às tecnologias, com caminhões e vans que forneceran rede Wi-Fi móvel para garantir que os torcedores não perdessem nenhum lance dos jogos, desde os gols aos gifs e memes que tomaram conta das timelines durante o Mundial. Reveja aqui.
Mas, o que tem a ação da Brahma a ver com sustentabilidade? Tudo. Ela foi aonde ninguém sequer imaginou ir. O simples fato de ter colocado um sorriso no rosto de pessoas que vivem em condições subumanas já merece o nosso respeito.
O Promoview sempre tem espaço em suas páginas para ativar as ações de Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, e tudo o mais que possa fazer o bem para o próximo.
No Outubro Rosa, monumentos, shoppings, pontos de venda em geral, sites e etc., destacam a cor rosa, estampam o laço símbolo da campanha, mas, será que nessa comunidade onde aconteceu a ativação da Brahma alguém sabe o porquê tudo está “cor-de-rosa”? Certamente que não.
O Instituto Avon para divulgar o Outubro Rosa, durante alguns anos apostou na montagem de uma roda-gigante no Parque do Ibirapuera , uma novidade foi apresentada.
O objetivo do “Giro pela Vida” é conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Ela representa os altos e baixos que a mulher diagnosticada com a doença passa durante o tratamento. Veja aqui.
No entanto, já que esta ação sustentável vem sendo realizada há muitos anos, provavelmente se concluiu que muita gente estava indo ao local apenas para passear na roda-gigante.
A novidade, em 2016, é que para ter acesso a ela, era preciso dedicar alguns minutos para receber informações sobre o câncer de mama, autoconhecimento e exames preventivos, que foram transmitidas por meio de um vídeo exibido em uma tenda ao lado da roda-gigante.
Atitude louvável do Instituto Avon. Mesmo fazendo a ativação em um grande centro, o foco não ficou apenas na diversão, mas sim, na real importância de levar conhecimento.
Esse ano não tivemos a roda-gigante, porém, o Instituto Avon ativou o Outubro Rosa em três Capitais brasileiras: São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, com programação que inclui atividades lúdicas com experiência em realidade virtual, encontros com profissionais para informar sobre os sinais, riscos e como agir em relação à doença e exame clínico das mama para mulheres;
Mas, está na hora de grandes marcas, empresários, departamentos de marketing, agências, tanto de live marketing quanto de publicidade irem um pouco mais além.
O Brasil é muito grande, pede socorro, e, cabe a quem tem condições de levar informação, que siga o exemplo da Brahma: vá aonde ninguém foi. Isso é sustentabilidade, isso é responsabilidade social, isso é se preocupar com o próximo.
O Promoview vai continuar publicando toda e qualquer ação que proporcione uma melhor qualidade de vida para a comunidade como um todo. Não importa se tem uma grande marca envolvida ou um cidadão comum que faz um projeto para beneficiar o seu próximo;
É aquela velha máxima: se cada um fizer a sua parte, todos sairão ganhando. Se na sua empresa ainda não tem um grupo de voluntariado, crie um agora. Não podemos deixar tudo por conta do governo, mesmo sabendo que ele tem uma grande parcela de responsabilidade, mas, enquanto vivermos uma crise de cidadania, vamos nós ser cidadãos.