As questões ambientais têm sido amplamente debatidas em todo o mundo gerando discussões e soluções para diminuir os impactos causados ao meio ambiente e assim garantir o futuro das próximas gerações. E foi partindo deste conceito de sustentabilidade, que garante a médio e longo prazo boas condições para o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico da sociedade, que acontece a primeira edição do Prêmio Caio Sustentabilidade, que destacará as empresas de serviços e eventos do mercado nacional como hotéis, centros de convenções, espaços para eventos e casas de espetáculo.
O Prêmio, considerado o único na área de sustentabilidade no setor de eventos, tem como objetivo incentivar a adoção de posturas sustentáveis em todo seu processo produtivo por meio da apresentação de cases contendo as estratégias de sustentabilidade, priorizando informações que reflitam o equilíbrio na apropriação de recursos financeiro, social e ambiental, soluções e promoções e o histórico de desempenho, repercussão, número e qualificação de pessoas impactadas, geração de negócios e outros indicadores de sustentabilidade, incluindo metodologia de abordagem, comunidades impactadas, inclusão social e desenvolvimento sustentável que atendam aos desafios apresentados para o desenvolvimento sustentável, sempre que possível baseado nas melhores práticas e em protocolos internacionais.
A primeira edição do Prêmio Caio Sustentabilidade será realizada por meio de uma parceria inovadora com a G´LM Assessoria Empresarial, de Lívio Giosa, que se encarregou de definir a estrutura básica do Regulamento segundo modelo preproposto pela organização; avaliar os itens de análise pelos jurados, definindo pontuação e pesos específicos; acompanhar todo processo de inscrição dos projetos e inserção do modelo proposto de regulamento e do formato de avaliação pelos jurados e indicar uma relação de profissionais capacitados para compor o Conselho de Jurados.
O Prêmio Caio Sustentabilidade é uma realização da Revista Eventos, coordenado por um Conselho Diretor formado pelas entidades representativas dos segmentos de turismo e eventos: Academia Brasileira de Eventos, Abih, Abraccef, Ampro, Ubrafe, C&VB, além da própria Eventos Expo Editora, e o apoio estratégico e técnico do Ires – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental.
Os cases serão julgados por um Corpo de Jurados constituído por profissionais com amplo conhecimento e experiência na análise dos processos empresarialmente sustentáveis.
A relação dos cases finalistas será divulgada no Portal Prêmio Caio. Os vencedores serão anunciados na festa do Prêmio Caio 2010, realizado no dia 18/02, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).