Tem início hoje (27/07), em São Paulo, a 3ª FIBoPS, feira e congresso internacional de sustentabilidade com a presença de autoridades e lideranças na sua abertura. Considerado o maior intercâmbio pró-sustentabilidade do País, a FIBoPS realiza sua terceira edição com aproximadamente 50 expositores, 100 palestrantes nacionais e internacionais, e muitas atrações artísticas com foco em sustentabilidade tais como Teatro (peça Aquecimento Global), desfile de modas recicladas (Passarela do Futuro), oficinas de reciclagem (consumo consciente, virando no avesso), e muitas inovações em termos de produtos sustentáveis.
A feira acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, das 09hs às 20hs com entrada franca e livre acesso a todas as atividades, incluindo as salas técnicas com as palestras. A única atividade restrita e paga é o Congresso Internacional com palestrantes de oito diferentes países.
Elevando o nível do debate
A qualificada programação da FIBoPS promove o intercâmbio de cases entre países, empresas, academias e instituições representativas, que este ano soma oito países representados: Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, França, Holanda, Espanha, Uruguai, e Brasil. A programação inclui nomes renomados e com trajetórias comprovadas, para um debate técnico e estratégico de alto nível que a temática requer.
A grade do Congresso Internacional privilegiou metodologias e estratégias, tendências corporativas, e temas críticos, e foi elaborada por especialistas e pesquisadores que compõem o comitê de sustentabilidade do Instituto Mais.
Algumas abordagens e apresentações do Congresso: Energia geotérmica (USA), Economia de Baixo Carbono (Holanda), Responsabilidade Socioambiental (Inglaterra), Benchmarking e Boas Práticas (Austrália), Energia Renovável (Uruguai), Estratégias de Negócios (Espanha), Moda Ética (França), Inovações Tecnológicas, TI Verde e Consumo Sustentável (Brasil), entre outros, sob o ponto de vista de setores pilares da economia, tais como Arquitetura e Construção, Agronegócios e Logística, Transporte e Turismo, Saneamento e Serviços Ambientais, etc.
Estarão expostos na 3ª FIBoPS, entre outras inovações e produtos, o carro elétrico da Itaipu Binacional, a primeira moto bicombustível do mundo da Honda, a bicicleta elétrica urbana da General Wings, e a mais recente inovação para grandes centros, o VEC – Veículo Elétrico para Catadores, uma inovação da Itaipu para o Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCMR). O carrinho pesa 250 kg, pode carregar mais 300 kg de material e anda até 25 km por carga de bateria.
A inovação em educação e sustentabilidade é o foco da 3ª Fibops, que tem como ponto alto no ultimo dia da feira, dia 29/07, a apresentação do Ranking 2010 do Programa de Benchmarking Ambiental Brasileiro, que acontece este ano pela oitava vez consecutiva. Serão 27 instituições e gestores reconhecidos como os melhores da gestão socioambiental brasileira. Foram selecionados por uma comissão técnica de 15 especialistas de seis diferentes países que pontuaram os cases inscritos sem ter acesso ao nome da instituição.
Em 2009 a feira recebeu aproximadamente seis mil visitantes. O total de participantes e inscritos para a edição atual já superou a marca de oito mil pessoas, entre profissionais, especialistas, pesquisadores, jornalistas, ambientalistas, autoridades e personalidades atuantes em sustentabilidade, além de docentes e estudantes de diversas universidades inscritas de todo o País.