Experiência de Marca

Surge uma agência de live mkt especializada em favelas

A Invent e a FHolding uniram forças e criaram a iNFavela, agência de live marketing que promete ser o passaporte de entrada das grandes marcas nas favelas, ávidas por consumo.

Há mais de uma década, as empresas descobriram o potencial de consumo da Classe C brasileira e miraram neste novo mercado. No entanto, uma parte considerável da base da “pirâmide social” se manteve inexplorada, principalmente, devido à falta de conhecimento da localidade e às dificuldades de logística: as favelas.

Na tentativa de preencher esta lacuna, a Invent e a FHolding uniram forças e criaram a iNFavela, agência de live marketing que promete ser o passaporte de entrada das grandes marcas nesses territórios, ávidos por consumo.

O lançamento oficial da empresa aconteceu hoje (04/02), às 10h, no terraço do Consulado Italiano no Rio de Janeiro (Av. Presidente Antônio Carlos, nº 40).

Fernando Barros, chairman do Grupo PPG e presidente da Propeg; Sandro Ferreira, presidente da Invent Live Marketing e iNFavela; e Celso Athayde, presidente da Favela Holding e fundador da Cufa.
Fernando Barros, chairman do Grupo PPG e presidente da Propeg; Sandro Ferreira, presidente da Invent Live Marketing e iNFavela; e Celso Athayde, presidente da Favela Holding e fundador da Cufa.

Com um orçamento de dois milhões de reais previsto para 2015, a iNFavela passa a integrar o Grupo PPG (terceiro maior grupo brasileiro independente e com 100% de capital nacional de comunicação) e chega com o objetivo de aproximar as grandes empresas dos consumidores das favelas e ajudá-las a entender esse mercado fértil e inabitado, por intermédio de experiências criativas entre as marcas e o público-alvo.

Para isto, a nova agência conta com a qualidade reconhecida da Invent – uma das maiores empresas de live marketing do Brasil – e a ampla experiência nesses territórios da FHolding – mantenedora da Central Única das Favelas (Cufa) com atuação no desenvolvimento econômico e social das comunidades.

A iNFavela, que já nasce como a maior agência do ramo, terá presença nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, sendo que a sede principal será no Rio, em Madureira.

Os três executivos com Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, primeira-dama do Estado do Rio.
Os três executivos com Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, primeira-dama do Estado do Rio.

Até o momento, a agência possui 25 funcionários, sendo que 75% destes são pessoas das próprias comunidades onde o empreendimento atuará. Esse, por sinal, foi um dos primeiros passos da iNFavela ao longo do ano de 2014: oferecer treinamento e trabalho aos moradores dessas regiões.

Além disso, a agência já iniciou trabalhos para AmBev, Grupo Light e Avante. A meta é trabalhar de forma completa para uma carteira de cinco a sete clientes em 2015.

Atualmente, as favelas movimentam cerca de R$ 64,5 bilhões por ano – de acordo com a pesquisa Radiografia das Favelas Brasileiras, do Instituto Data Favela, 2013 -, capital semelhante ao PIB de Paraguai e Bolívia juntos. E é, justamente, neste cenário que a iNFavela pretende atuar.

“A proposta é atuar no território de periferias e favelas de todo o Brasil. Vamos fazer com que marcas que não tenham acesso a esses locais passem a ter, de maneira planejada e eficiente. Durante muito tempo chamávamos esses lugares de comunidades carentes, mas de carente eles não têm nada. Esses locais têm uma economia pulsante, que precisa ser estimulada de forma responsável, é claro.”, afirma Sandro Ferreira, presidente da Invent e da iNFavela.

Sandro Ferreira, presidente da iNFavela.
Sandro Ferreira, presidente da iNFavela.

Para Celso Athayde, fundador da Cufa e presidente da FHolding, a iNFavela chega para solucionar tanto o problema das empresas quanto dos consumidores que moram nas favelas. “Estudamos o comportamento dos moradores das favelas e percebemos que existe uma lacuna grande entre os interesses e as necessidades dessas pessoas e a oferta das grandes empresas. Isso acontece porque até hoje a comunicação voltada a essa população foi muito pouco explorada. Com a iNFavela, vamos aproximar essas empresas deste público e trazer benefícios para os dois lados.”, explica Celso Athayde.

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