Fóruns e comunidades no Orkut se transformaram em tribunal para investigar quatro casos de advergames fraudados, durante o último ano, na internet. Todos grandes projetos e de conhecidas agências e marcas. As acusações envolvem estranhas coincidências, com a mesma pessoa ganhando mais de uma promoção, rankings alterados de última hora, e programadores envolvidos nos projetos que, supostamente, facilitaram a vida de amigos.
Dois dos casos estão tramitando no Tribunal de Justiça de São Paulo, em que os que se dizem reais vencedores e prejudicados pela fraude estão processando as agências e empresas responsáveis.
Luís Sucupira, colunista do FórumPCs, levantou um dossiê de quatro promoções on-line burladas pelas mesmas pessoas. O texto apresenta provas que mostram até um dos vencedores agradecendo programadores que o ajudaram a explorar falhas de código e fraudar rankings.
As ações são “Peugeot 207 Racer”, das agências Interativa e Edgy, Taxilabs e Colmeia, “Rexona Energizing XRace”, da CuboCC, e “Rexona Tuning Race”, também da CuboCC e “T-Racer Punto T-JET”, realizada por Agência Click, que promoview apresentou de forma exclusiva aos seus leitores aqui.
Casos desse tipo não são novidade na internet, em que vencedores de promoções encontram falhas no sistema para obter vantagem na pontuação. Não apenas os reais ganhadores, mas agências, produtoras e marcas são gravemente prejudicadas, e meses de trabalho comprometidos.
Isso tem duas consequências imediatas: as agências terão que repensar a criação de concursos on-line baseados em performance, ou necessitarão de um investimento tão grande em segurança, que simplesmente vão deixar de trabalhar com o formato. Ruim para o mercado, pior para profissionais mal intencionados como os apresentados nessas acusações, caso sejam provadas.
Fonte: brainstorm9