Soa déjà vu o bordão de que “Já não existem mais fronteiras” entre as disciplinas do marketing. Ou, ainda, que o que conta é uma boa ideia e uma boa execução. Esta ação da Chanel é mais um prova.
A marca de luxo, conduzida por Karl Lagerfeld decidiu este ano invadir a Paris Fashion Week inspirando-se em corredores de supermercado.
O espaço foi montado nos mínimos detalhes, dentro do Grand Palais, por onde circularam modelos entre os mais variados produtos, todos rotulados apenas com a marca Chanel. De caixas de ovos a garrafas de água, passando por cereais matinais, louças, frutas e verduras, tudo Chanel.
Apenas como referência, em 2012 os investimentos da moda em marketing rondaram 7,5% do total investido por outras indústrias. Esse investimento colocou as marcas de luxo mais próximas dos consumidores. E qual ambiente poderia ser mais próximo das massas, do que aquele que todos frequentam, independente da classe econômica, que um supermercado?
Um outro pormenor deste desfile e essa aproximação da vida cotidiana, é o uso de tênis pelas modelos. Um twist pouco usual no universo da moda, esta foi uma tendência identificada nas ruas de Paris que acabou sendo levada para as passarelas.
As mulheres usam cada vez menos salto nos deslocamentos na rua, deixando-os para calçar no escritório quando chegam. Até lá, utilizam estilosos tênis. Bem, às vezes seguem com eles durante o dia. Um movimento recente uma indústria acostumada a ditar as tendências – pelo menos, claro, até a era das bloggers de moda e das redes sociais.
A iniciativa inédita de realizar um desfile em um supermercado mostrou, pela primeira vez, top models circulando por entre corredores, enquanto exibiam roupas e acessórios da temporada Outono/Inverno.
O desfile teve ampla difusão nas redes sociais, em especial no Facebook. Para aumentar ainda mais o word of mouth do desfile, personalidades como a modelo Cara Delavingne e a cantora Rihanna foram convidadas para assistir.
Assista ao vídeo do desfile: