Dia 27

Summit Creator Economy discute o futuro do conteúdo digital no Rio2C

Liderada pela Play9, painéis vão trazer criadores de conteúdo e especialistas para discutirem sobre influência, métricas, diversidade e criação de conteúdo na Creator Economy

Summit Creator Economy

A edição 2025 do Rio2C — maior encontro de criatividade, inovação e tecnologia da América Latina — vai dedicar uma programação especial para discutir os rumos da Creator Economy. No dia 27 de maio, uma trilha inteira de painéis será dedicada ao impacto da influência digital na cultura, na publicidade e nos negócios, com nomes de destaque entre creators, executivos e especialistas.

Ao longo do dia, seis painéis vão explorar temas urgentes para quem vive da criação de conteúdo: métricas e dados, monetização, transparência nas relações com marcas, diversidade e criatividade como diferencial competitivo.

O Promoview é o canal oficial de experiências do Rio2C 2025. Saiba mais.

Futuro da Creator Economy em foco

A abertura será com o painel “Futuros possíveis para influência”, que parte da repercussão da “Planilha dos Influenciadores” para refletir sobre a profissionalização do setor, as novas exigências de transparência e a evolução das parcerias entre marcas e criadores. Com Gustavo Serra, Valentina Bandeira, Ricardo Silvestre e Ana Paula Passarelli.

Na sequência, “Futuros possíveis para a creator economy” aborda os caminhos possíveis para quem quer se destacar em um ecossistema saturado, onde todos podem — e querem — ser criadores. Com mediação de Marcelli Valle e participações de Rafa Lotto, Sou Will e Gabriel Beleze, da Creamy, o painél falará sobre monetização, autenticidade e diferenciação.

A influência dos números será o foco de “Futuros possíveis para métricas e dados”, que propõe uma pergunta provocadora: ainda há espaço para intuição nas decisões criativas, ou os algoritmos definem tudo? O painel conta com mediação de Renata Turlão e participação de Franklin Medrado, Cris Dias e Taty Ramos.

Já o painel “Futuros possíveis para criação de conteúdo” investiga como o entretenimento, especialmente o humor, se tornou um dos maiores motores de engajamento nas redes — e como as plataformas impulsionam ou limitam essa criatividade. Matheus Cardoso conduzirá o bate-papo com Rafa Tuma, Fabão e Paulo Vita.

Diversidade e migração para o digital também entram na pauta

A programação também abre espaço para um tema essencial: diversidade. Em “Futuros possíveis para representatividade”, especialistas debatem se inclusão ainda é tratada como discurso ou se já se converteu em prática de negócio — e como ela pode impulsionar resultados reais na comunicação digital. Com Priscila Salgado, Paula Saul, Rodrigo França e Dayana Molina.

Fechando a trilha, o painel “O novo jogo da influência: de estrela da TV a creator de sucesso” vai discutir as transformações nas trajetórias de celebridades que migraram para o ambiente digital, explorando os bastidores e estratégias dessa transição. O painel terá com participação especial de Giovanna Ewbank ao lado ao lado de João Pedro Paes Leme, CEO da Play9, Léo Fuchs e Mauro Lemos, CEO da Together.

Com expertise da Play9

A trilha é organizada em parceria com a Play9, que há três edições marca presença no evento com curadoria de conteúdo voltada ao universo digital. Nos dias seguintes, o evento ainda contará com duas masterclasses da PlayNest — plataforma voltada à formação de criadores — sobre empreendedorismo criativo e o uso da inteligência artificial na produção de conteúdo.

“O mercado de influência está cada vez mais profissional e competitivo, e queremos trazer esse debate para o Rio2C com insights estratégicos para marcas e creators. A Creator Economy movimenta bilhões, mas o futuro dela depende de inovação, transparência e
autenticidade”
, explica Gustavo Serra, CCO e sócio da Play9, que será mediador de um dos painéis.

O Rio2C acontece de 27 de maio a 1º de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.