Fernando Mainardi
Não resta nenhuma dúvida que a maneira como as marcas interagem com os consumidores mudou demais nos últimos três anos. A influência e a relevância das chamadas mídias sociais ganharam corpo, importância e tornaram-se obrigatórias em qualquer estratégia de marketing. E, apesar de muito se falar em incluir mídias sociais nos planos, pouco se fala sobre como fazer isso da maneira correta.
Recentemente, assisti a uma conferência sobre como ter mais eficiência nos planos de comunicação utilizando o Facebook. O formato da conferência já mostrava que realmente as coisas estão mudando numa velocidade incrível.
Tomei o meu assento, acomodei-me no conforto da minha sala na agência e fiz como outras quase três mil pessoas: através de uma webinar, seminário via web, tive acesso a informações que só conseguiria se viajasse a outro continente.
O Social Media Examiner.com apresentou histórias de empresas que incluíram o Facebook em seus planos de marketing e obtiveram sucesso por utilizar a plataforma de maneira adequada.
Alguns pontos mostram com clareza que a simples presença no Facebook não leva a lugar algum e não cria engajamento. Muitas marcas simplesmente replicam o conteúdo de seus sites em suas fan pages, um esforço absolutamente em vão.
Usuários buscam integração, algo para compartilhar e fundamentalmente se sentir incluído e próximo das marcas. Também não basta ter milhares de fãs se a interação do usuário se limita a isso. É preciso trazer frequentemente o consumidor para sua página e fazer com que o conteúdo disponível seja sempre relevante.
De acordo com o Social Media Marketing Report de 2011, 75% das empresas ouvidas na pesquisa planejavam aumentar seus investimentos no Facebook nesse ano. No momento em que escrevo esse artigo, o Facebook tem 747.39 milhões de usuários, 26.83 milhões no Brasil e 31% dos usuários acessa o site diversas vezes ao dia. Um potencial gigante que deve ser explorado da maneira adequada.
Para isso, relaciono aqui oito sugestões para que a estratégia de comunicação se torne ainda mais poderosa.
1- Concursos criam engajamento e ampliam o alcance
Promover concursos por intermédio de sua página é uma solução muito interessante para que o consumidor possa interagir com as marcas, como a melhor foto de um cheeseburguer, a melhor resposta a uma pergunta, um vídeo que mostre a melhor performance com uma bola e outras tantas.
2- Fotos e vídeos são grandes chamarizes
A IdeaPaint é uma empresa que produz uma tinta que, quando aplicada, transforma qualquer superfície comum em uma lousa. Trata-se de uma empresa B2B que transborda para consumidores comuns seu posicionamento e seu produto.
A estratégia se torna vencedora por meio do uso de vídeos inspiradores que mostram claramente como o produto é utilizado e, principalmente, como projetos de sucesso acontecem com auxílio da tinta. Disponibilizar esse conteúdo no Facebook deixa muito simples o compartilhamento e interação com os fãs, enriquecendo a experiência de marca.
3- Integre sua loja ao Facebook
Lojas on-line disponíveis no Facebook encurtam o caminho dos fãs até o produto. A Petco, varejista americana de produtos para pets, trouxe todo o conteúdo de sua loja on-line para sua página no Facebook.
É possível comprar com segurança, contar aos amigos o que foi adquirido, sem que o usuário saia de sua página. O mesmo acontece com a Threadless, loja de camisetas que mostra suas estampas em uma vitrina em sua página do Facebook, onde é possível curtir uma estampa, postar um modelo no mural ou ainda efetuar a compra redirecionando o internauta para o site da loja para que a transação seja feita com segurança.
4- Encoraje seus fãs a postar em sua página
Atitudes simples, que permitam que os fãs dividam como utilizam seu produto ou algo que compraram, podem trazer o público para junto de uma marca e estimular envolvimento e participação. Perguntas simples como: “Qual o seu lugar favorito para comer um cheeseburguer?” ou “Para quem você daria o último biscoito do pacote?” são ótimos exemplos. Vale destacar que simplicidade e frequência correta são palavras chave para aumentar as chances de sucesso.
5- Guidelines que direcionam a interação com a sua página
A interação deve ser espontânea, mas algumas dicas podem ajudar a aumentar a aderência da interação do fã com a marca. Sugestões sobre o que postar e o que não postar devem ser feitas de maneira simpática e discreta. A intenção é deixar clara a política de moderação para que o usuário não se sinta censurado ou enganado quando algo que ele publicou for removido.
6- Use e abuse do Photo Strip e do avatar
O Photo Strip nada mais é do que as cinco fotos que aparecem na parte superior da página do Facebook. É uma das áreas mais nobres disponíveis e pode ser um grande atrativo. Produtos de destaque, mensagens de maior importância deve ser colocados no Photo Strip.
O avatar, outra área nobre do Facebook e corresponde a foto do perfil, também pode ser ricamente explorado. Avatares que são trocados regularmente geram fluxo recorrente a página. Criar uma unidade entre o avatar e o photo strip é também uma opção muito interessante.
7- Dê motivos para que curtam a sua página
Permitir que o usuário tenha acesso ao conteúdo da sua página apenas se ele curti-la é um recurso bastante simples e garante que todos os usuários que se interessem sobre a sua marca engrossem a lista de fãs. Condicionar acesso a vídeos, descontos exclusivos, vantagens, séries limitadas apenas para quem se engaja com sua página aproxima consumidores, cria o sentido de pertencimento e engaja fãs.
8- Matenha o fã em sua página
Acessar a página é fundamental, mas mais importante ainda é manter o fã conectado. Por isso, desenvolver um conteúdo relevante para o público é fundamental. Criar uma série de vídeos que conta uma história em capítulos e faz com que o acesso seja diário ajuda muito. Jogos e atividades lúdicas que promovam o contato com seu produto e o contato com outros usuários de maneira atrativa vai, com certeza, manter seu fã conectado por muito tempo a sua página.
O Facebook é uma plataforma poderosa e absolutamente estabelecida. O número estrondoso de usuários e a facilidade de interação e implementação podem tornar a rede social mais popular do mundo uma grande aliada.Por conta disso, muitas empresas buscam se inserir nesse cenário, mas é fundamental que isso seja feito com critério e principalmente com um cuidado muito grande com o conteúdo.
Com a abordagem correta, com certeza, sobrarão motivos para curtir.
*Fernando Mainardi é diretor de estratégia digital da Plano1, agência especializada em marketing promocional e eventos.