Uma loja a céu aberto (Street Store) que oferece roupas gratuitas. Essa foi a ideia que inspirou a estudante de Letras da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Allícya Pereira, de 16 anos de idade.
A iniciativa, originalmente conhecida por Street Store, já foi desenvolvida em várias partes do mundo, como Cidade do Cabo, Canadá e Bruxelas. Aqui no Brasil, São Paulo e Belém já mobilizaram voluntários no projeto, que chega a Fortaleza no próximo dia 18 de outubro.
Na Street Store, roupas de todos os tamanhos para adultos e crianças, além de sapatos e cobertores, ficam expostos em cabides feitos com papelão no meio da rua. Cartazes com apelos de gentileza e solidariedade enfeitam o ambiente da ‘loja’, que oferece os produtos exclusivamente para pessoas em situação de rua.
Foto: Divulgação/M&C Saatchi F&Q.
Allícya conta que conheceu a Street Store por intermédio de uma reportagem e sentiu vontade de fazer a mesma coisa aqui na cidade, e iniciou sozinha os planos para pôr em prática.
O projeto já conta com 30 voluntários e arrecadou até o momento cerca de 350 peças. Amigos, familiares e os pais da jovem, que precisaram conseguir licença da Prefeitura de Fortaleza, estão mobilizados para realizar o evento na Praça do Ferreira, no dia 18/10, das 8h às 18h.