O comercial da Skol com a assinatura “Viva Redondo”, sucesso na rede e na TV e badalado em posts e comentários nas redes desde o final de 2014 mostra méritos desta campanha em outra técnica da comunicação moderna, esta bem próxima ao live marketing, que é o engajamento de consumidores.
A historinha já viralizou, e, como retrata a experiência de um cidadão comum, trouxe um novo termo para seu glossário, caro leitor. É o storydoing, que coloca o consumidor no centro da ação, uma espécie de upgrade do storytelling.
Foto: Reprodução/YouTube.
Tudo começou quando Caio Miranda, jornalista e assessor de imprensa de São Paulo, resolveu participar de uma seleção que iria escolher o sortudo a participar do comercial. Mirando também fez testes para comprovar se tinha espírito aventureiro necessário para entrar na história, que incluía um questionário e um salto de olhos vendados de vários metros de altura em um colchão de ar.
Mesmo sem ser um ator contratado, e com uma vaga ideia de que se tratava de algo radical, Caio não sabia exatamente o que lhe aguardava após apertar o “ON”.
Ele mal imaginava que iria viver uma experiência incrível, e desejada por muitos homens: um elevador e uma festa ao lado da Débora Secco, um salto de paraquedas e uma cerveja gelada ao final.
Essa não é a primeira vez que uma marca de cerveja realiza algo do gênero. A holandesa Heineken e a Bud Lights já realizaram ações de live marketing parecidas. Mas se existe uma vantagem na recriação/inspiração/ imitação é a possibilidade de fazer algo mais grandioso, por meio do olhar externo, e isso sem dúvida foi ponto para a Skol.
O resultado mostra um bom exemplo de como a comunicação parte do contar histórias para fazê-las. Para o seu dia a dia, além do novo termo, indica não só uma sugestão de modelo, mas uma forma de pensar mais sintonizada com o modo beta, tirando mais proveito dos próprios erros, explorando uma criatividade menos processual e convivendo melhor com uma cultura de riscos.
Confira abaixo o comercial completo: