Perto de completar 35 anos de trajetória, a Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, traça planos de dar um novo salto e se tornar o segundo esporte no coração do brasileiro, atrás apenas do futebol, mantendo-se como uma plataforma para ações de live marketing.
Para isso, decidiu ouvir seus fãs. A Vicar, controlada pela Time For Fun (T4F) e responsável pela promoção da categoria, contratou a Oz Estratégia + Design para realizar um trabalho de branding ao longo de 2012 para entender como o público percebia a Stock Car.
Após pesquisas qualitativas com grupos de discussões em Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, os resultados apontaram a necessidade de mudar a marca. Nos grupos foram identificados três atributos que nortearam o desenvolvimento da nova marca: adrenalina, brasilidade e glamour acessível.
“A estratégia de marketing será balizada por esses atributos”, aponta Mauricio Slaviero, diretor-geral da Vicar. A nova marca e o slogan “Stock Car. Loucos por adrenalina” foram apresentados aos espectadores na primeira etapa do ano, dia 03/03, em São Paulo e desfilam neste final de semana no Autódromo de Curitiba na Cidade de Pinhais. “Este é um trabalho de médio e longo prazo. Queremos que a Stock Car seja a segunda modalidade esportiva do brasileiro”, destaca Slaviero.
Ingresso para corrida de Curitiba Foram Distribuídos em Campo de Futebol
E a organização já começou a trabalhar neste sentido. O Coritiba sorteou, entre os seus sócios, ingressos para a corrida que foi realizada no último domingo, (17/03). Foram feitas duas ações paralelas, uma na página oficial do clube no Facebook e outra durante o jogo da equipe contra o Cianorte.
Na ação dentro do estádio, foi anunciado no telão e no sistema de som do estabelecimento o nome dos sócios ganhadores. Foram sorteados cem pares de ingressos para a arquibancada do Autódromo de Pinhais.
Na promoção do Facebook, os torcedores que foram sócios do clube deveriam escrever uma frase com as palavras Coritiba, Velocidade e Stock Car. Os autores das dez mensagens mais criativas ganharam um par de ingressos para o setor VIP do autódromo, que deu direito a visitar os boxes.
Patrocinadores Continuam Apostando na Categoria
Enquanto o envolvimento com os torcedores é desenvolvido, nos bastidores as negociões com os patrocinadores seguem em alta velocidade. Após oito anos com a Stock Car, sendo os últimos três como a dona da cota de naming right, a Caixa encerrou o ciclo no automobilismo para concentrar os aportes no futebol. Assim, o campeonato terá início sem um title sponsor.
A expectativa da Vicar é anunciar o nome do novo parceiro até a terceira etapa. A Corrida do Milhão, que encerra a temporada, também não tem o patrocinador definido, o que geralmente ocorre entre setembro e outubro. Já as provas de rua de Ribeirão Preto (SP) e Salvador (BA) mantêm os contratos de naming right. No caso do GP de Ribeirão Preto o patrocinador é a prefeitura, e no GP da Bahia, a prefeitura e o governo do Estado.