Experiência de Marca

Starbucks do Iguatemi Alphaville ganha certificação Leed

O atendimento de vários critérios na construção, como racionalização de água, eficiência energética, qualidade ambiental interna, entre outros fatores, acarretaram no recebimento do título.

Inaugurada em maio de 2011, a loja da Starbucks Brasil localizada no Shopping Iguatemi Alphaville, em Barueri (SP), é a segunda da marca na América Latina a receber o selo de certificação Leed, concebido pela organização não governamental U.S. Green Building Council (USGBC) para construções sustentáveis.

O atendimento de vários critérios na construção, como racionalização de água, eficiência energética, qualidade ambiental interna, entre outros fatores, acarretam no recebimento do título.

Starbucks do Shopping Iguatemi Alphaville.

Há o incentivo aos clientes da loja à utilização de meios alternativos de transporte, menos agressivos ao meio ambiente, como a bicicleta – é disponibilizado um kit para ciclistas, com acessórios e ferramentas que auxiliam o condutor quando necessário.

A Starbucks Brasil operou alguns ajustes na estrutura da loja durante sua construção, como a utilização de torneiras com temporizador, que permitem redução de mais de 30% do consumo de água; ar condicionado livre de CFC; otimização de energia elétrica de mais de 35% através do uso de lâmpadas LED; maioria dos equipamentos com consumo eficiente de energia; ambientes internos com controles para acionamento e desligamento da luz, evitando o desperdício.

Além disso, 100% dos resíduos da construção da loja foram destinados corretamente à reciclagem, evitando o envio do material para aterros municipais; utilização de madeira 100% certificada; tanto a compra de materiais da obra quanto do mobiliário obedeceram a premissa de estar a, no máximo, 804 km de distância; cumprimento das imposições de Qualidade Interna do Ambiente (QAI), que se refere a todos os fatores ambientais que afetam a saúde e o bem-estar dos ocupantes do edifício.

Para finalizar, houve controle de poeira no sistema de ar condicionado e em suspensão; utilização de materiais com baixo VOC (adesivos e selantes/Tintas e materiais usados em piso) e, por fim, instalação de sistema de HVAC, com renovação de ar, calculado para atender às normas da Ashrae e ABNT.

A importância da conectividade com a comunidade onde a loja atua é fator de suma importância para justificar as várias estratégias de atuação sustentável assumidas pela Starbucks Brasil, para a construção de mais uma loja com baixos impactos ambientais. A consciência de que não entender os fatores prejudiciais do desenvolvimento pode acarretar em problemas posteriores faz parte do perfil global de atuação da marca.

O selo de certificação Leed garante à loja, desde sua concepção, passando pela construção e operação diária, redução do impacto negativo ao meio ambiente e à comunidade em que está envolvida.

“Buscar novas metodologias de construção e manutenção ecologicamente sustentáveis é uma filosofia que permeia todas as atitudes da Starbucks e a conquista de mais um Certificado Leed, só comprova nossos esforços. Seguimos em um movimento de expansão no Brasil, e esperamos ter boas novas sobre outras lojas que cumpram o direcionamento do U.S. Green Building Council muito em breve”, comemora Ricardo Carvalheira, diretor-geral da Starbucks Brasil.

Desde 2011, todas as lojas inauguradas pela rede já são abertas com a solicitação do selo de certificação Leed realizado. A expectativa da Starbucks Brasil é que, em breve, outras unidades recebam a marca registrada de sustentabilidade fundamental como uma das iniciativas Starbucks Shared Planet.