Experiência de Marca

Squash é a nova modalidade esportiva dos matogrossenses

O esporte, que ainda é desconhecido pela maioria das pessoas no Mato Grosso, agora ganhou mais atenção após a realização do I Caramori Open, o qual reuniu 29 atletas, de ambos os sexos.

Esporte ainda desconhecido pela maioria da população no Mato Grosso, o squash – espécie de tênis no paredão – ganhou impulso em Cuiabá com a realização do I Caramori Open, encerrado na noite da última sexta-feira (30/11), no Tênis Company. A competição reuniu 29 atletas, incluindo a categoria feminina.

À frente da organização, os professores Garcia Neto e Paulo Cortez comemoram a evolução do esporte que cresceu nos últimos anos e hoje só depende da criação de uma federação para sua consolidação.

Na opinião de João Francisco Garcia Neto, Mato Grosso tem boas promessas e atletas de bom nível que podem ser trabalhados para representar o Estado em torneios de nível nacional futuramente. Ele explica que há nove anos existiam pouquíssimas quadras e que, hoje, já passam de 100.

No Mato Grosso, as mulheres começaram a aderir à modalidade e estão procurando as quadras, mas o número de praticantes ainda é irrelevante. Para a atleta Ana Flávia Amorim, que disputou o I Caramori, o squash foi uma forma de fazer atividade física e garantir saúde e bem estar, de uma forma discontraída e prazerosa.

O squash é praticado em quadra oficial de seis metros e 40 centímetros por nove metros e 75 centímetros. O jogo é ágil e divertido. Ao final de uma partida movimentada de uma hora de duração, o praticante elimina até 1.800 calorias, o dobro do que perde um jogador de futebol em uma partida de 90 minutos.