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SPTuris faz estudo sobre o impacto de shows internacionais

<p style="text-align: justify;">Segundo o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, "Essa série de pesquisas vai nos permitir conhecer melhor o perfil desse público e saberemos armar novas estratégias para trabalhar o nicho, um dos mais rentáveis para o turismo em São Paulo".

A SPTuris (São Paulo Turismo) deu início a uma série de estudos para coletar dados sobre o impacto que os constantes shows internacionais causam no turismo paulistano.

Encabeçado pelo Observatório do Turismo – núcleo de estudos e tendências da São Paulo Turismo -, os primeiros shows analisados foram o da banda Red Hot Chili Peppers (21/09) e o da cantora pop Britney Spears (18/11), que aconteceram na Arena Anhembi. A próxima pesquisa será realizada no Ultra Music Festival (03/12), também no Anhembi.

Arena Anhembi.

“Sabemos que estes eventos geram receita para a cidade, apesar de não termos, até então, os dados específicos do segmento. Assim, essa série de pesquisas vai nos permitir conhecer melhor o perfil desse público e saberemos armar novas estratégias para trabalhar o nicho, um dos mais rentáveis para o turismo em São Paulo”, diz o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

Durante o show do Red Hot Chili Peppers foram aplicados 1.549 questionários nas entradas do local. A pesquisa apurou que 64% do público era formado por residentes, 6% por visitantes de outras cidades do Estado de São Paulo e 30% por turistas vindos dos estados do Paraná (4%), Minas Gerais (3%), Santa Catarina e Rio de Janeiro (2%).

Show da banda Red Hot Chili Peppers em São Paulo.

Ainda de acordo com o levantamento, o perfil dominante do público era masculino, com faixa etária entre 18 a 24 anos, residente na cidade de São Paulo, estudante, com nível médio completo e renda mensal de três a cinco salários mínimos. A média de gastos no evento foi estimada em R$ 151, utilizados principalmente com alimentação, segundo 46% dos entrevistados, e bebidas, item apontado por 42% deles.

Dentre os turistas, a média de permanência foi de 2,3 pernoites. A maioria deles também aproveitou a vinda a São Paulo, segundo a pesquisa, para visitar, principalmente, as atrações da Avenida Paulista e entorno e a Rua 25 de Março.

Em geral, os visitantes gastaram R$ 448. O valor inclui hospedagem, lazer, transporte, alimentação e compras e, no caso de 30% dos visitantes, engloba os custos com mais de uma pessoa.