Lançada em 29 de junho

Spotify lança ferramenta Listening Party no Brasil em ação exclusiva

Nova função já existia nos EUA e outros países, com participação de Billie Eilish e outros, e chegada ao Brasil abre espaço para interação com fãs de vários gêneros

A plataforma de streaming musical Spotify lançou, nesse último final de semana, a função “Listening Party”, que em termos resumidos permite a seus assinantes ouvirem a estreia de um álbum junto do artista que o assina.

A novidade chegou ao Brasil no último domingo (29), capitaneada pelo artista  do trap nacional Veigh e seu novo álbum “Eu Venci O Mundo”. O charme da Listening Party do Spotify é justamente a sinergia entre fã e artista: como todos estão presentes no mesmo momento, é possível interagir com cantores via chat, enviando perguntas e elogios em um formato mais intimista e próximo.

Chegada da Listening Party demonstra versatilidade do Spotify em abraçar todos os gêneros e fãs

listening party spotify veigh
Imagem: Spotify/Divulgação

Originalmente, a função Listening Party chegou ao Spotify em mercados como stados Unidos, Indonésia e México, contando com nomes como Billie Eilish, Peso Pluma e Zara Larsson.

A vinda do recurso para o Brasil ressalta o mercado nacional como um pólo de amplo interesse para a marca suíça, segundo ela própria, e abre uma nova via de aproximação entre os artistas parceiros e seus fãs.

“O lançamento da Listening Party no país marca um novo capítulo na trajetória do Spotify como o melhor parceiro para artistas no Brasil, possibilitando uma conexão ainda mais profunda com os fãs. Esta nova funcionalidade é  mais uma ferramenta que oferecemos aos artistas para que eles possam compartilhar e promover sua arte por meio de uma experiência coletiva, cultural e afetiva”, comentou Carolina Alzuguir, Head de Música do Spotify Brasil.

A escolha de Veigh como o primeiro divulgador da novidade no Brasil não veio sem motivo: o trapper teve um salto de audiência em sua carreira, com pouco mais de 400 mil ouvintes mensais em 2022, para quase 8 milhões em 2025, com seu álbum “Dos Prédios Deluxe” liderando o ranking global de estreias do Spotify em 2023 e, não só isso, ele também ter participado em várias iniciativas mundiais da plataforma.

Tudo isso serviu como pano de fundo para um evento que contou com muita excelência técnica: áudio bidirecional para que artista e fãs pudessem conversar diretamente, execução de chat em tempo real e disponibilização de streaming do novo álbum durante a sessão, com as streams já contabilizadas no volume de audiência da plataforma e do artista.

Ainda não há nenhuma informação de uma nova sessão da Listening Party do Spotify no calendário, mas a chegada da função ao Brasil abre caminho para que ela seja repetida inúmeras vezes.

Ação paralela no Metrô de SP promove álbum de Veigh para entusiastas do trap

Além da chegada da Listening Party, o Spotify e Veigh ampliaram sua parceria por meio de uma ativação especial e divulgação no Metrô de São Paulo. Na última quarta-feira (25), o cantor assumiu o comando do intercom (o sistema de alto falantes dos trens) nos veículos da linha vermelha, anunciando a chegada do seu álbum.

“Boa minha rapaziada, meu senhor, minha senhora. Aqui quem fala é o Veigh. E pra você que tá em mais um dia de progresso, mais um dia de corre, convido a ouvir meu novo álbum, Eu Venci o Mundo, que vai estar disponível a partir de amanhã no Spotify, fechou?”

Além disso, banners interativos em estações majoritárias, como a Sé, no Centro da cidade, também mostravam artes do álbum e do seu artista. Confira algumas na galeria abaixo:

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.