Mas já???

Governo de SP se adianta e confirma SP House para o SXSW 2026

Maior estrutura, mais marcas e mais oportunidades de negócios: programação que representa o Brasil está marcada para 13 e 16 de março do ano que vem

Durante o SXSW 2025, a SP House foi visitada por cerca de 15 mil pessoas, segundo o governo de São Paulo (SP). Com base nesse sucesso, então, não foi exatamente uma surpresa ver o anúncio que confirma mais uma edição da iniciativa, agora para a edição de 2026 de um dos mais tradicionais eventos de inovação criativa do mundo.

Em um evento realizado para convidados na Pinacoteca, a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton, foi responsável por compartilhar a novidade, prometendo, ainda, que em 2026, a SP House ocupará um espaço ainda maior no SXSW, mas sem oferecer detalhes mais específicos.

Sucesso da SP House em 2025 marca potencial de negócios criativos do Brasil para o SXSW

Imagem da SP House, uma das estruturas brasileiras com várias ativações no SXSW 2025
Imagem: SP House/Divulgação

O Promoview divulgou amplamente a presença do governo de SP no SXSW 2025: em uma estrutura ampliada de 1,2 mil metros quadrados (m²) e fachada assinada pela artista urbana Carolina “AFogo” Silva, a “casa paulista” instalada em Austin, no Texas, debateu o ponto de vista brasileiro em temas como tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; artes e festivais, entre outros, sob a ótica de 10 empresas do estado.

Para 2026, ainda não há informações tão detalhadas, mas a secretária Marilia Marton definiu bem a intenção do Governo de SP para o ano que vem: “maior”.

Segundo ela, a ideia é expandir ainda mais a estrutura, abrindo mais espaço para marcas, mais pontos de discussão e, principalmente, abrir novas vias de negócios internacionais a ingressarem ao mercado brasileiro.

“A SP House é um grande sucesso, e estamos muito felizes em anunciar que retornaremos ao SXSW em 2026. Este é um projeto muito importante para que possamos seguir mostrando ao mundo toda a potência que é o estado de São Paulo. Em 2024 e 2025 reunimos milhares de pessoas, de diversos países, mostramos histórias e todas as possibilidades que o nosso estado tem a oferecer e em 2026 estamos lá novamente em uma estrutura ainda maior.”

Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo de SP

Além disso, o evento de anúncio da SP House no SXSW 2026 também teve a presença de diversos parceiros: a embaixadora do SXSW no Brasil, Tracy Mann, era uma das pessoas presentes e falou um pouco sobre a proposta do evento em 2026 e a localização privilegiada do espaço do Governo de SP. “Para quem pensou em participar da Casa e não participou ainda, deve repensar, porque vai ser uma localização ótima e muito bem vista pelo ecossistema do SXSW”, ela destacou.

Vale lembrar: o SXSW 2026 está marcado para os dias 12 a 18 de março, em Austin, Texas. Para o próximo ano, no entanto, muitas mudanças devem aparecer: essa será a primeira edição sem a liderança de Hugh Forrest, que deixou o festival em abril; e há também a questão da venue, já que o centro de convenções de Austin estará sob reforma.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.