
O Centro Georges Pompidou, na França, reúne uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. O problema é que a maioria dos turistas não faz ideia do que se trata. Muitos nem ouviram falar sobre.
Pensando nisso, a agência Marcel Paris desenvolveu uma açãopara atrair as atenção ao Pompidou.
O primeiro passo foi definir o que une todos os pontos turísticos mais visitados de Paris. Não estamos falando de beleza, história, vista deslumbrante nem nada do tipo, e, sim, de uma coisa bem menor e mais simples: souvernirs.
Por onde quer que você ande nas ruas francesas vai se deparar com um número infinito de vendedores ambulantes com seus típicos souvenirs. A maioria deles são estátuas pequenas, em formato de chaveiro ou meramente decorativas, dos tais pontos turísticos mais famosos.
A ideia da campanha foi, então, produzir souvernirs do Centro Pompidou e distribuí-los entre os vendedores ambulantes de Paris, além de montar uma equipe própria de vendedores, todos devidamente uniformizados e munidos de todas as informações e detalhes possíveis sobre o destino para, então, vendê-los.
O grande argumento para realizar as vendas é que o Pompidou, ao lado da Torre Eiffel, do Arco do Triunfo, da Catedral de Notre Dame e Sacre Coeur, formaria os “grande cinco” de Paris.
Os truques finais são dois: embaixo de todos os “Pompidous” vendidos há um QR code que mostra o caminho para chegar até lá independente do lugar do país em que você esteja; e há ainda serviços de transporte grátis para quem quiser fazer a visita.
No fim das contas, a ação mostra como turistas, em geral, são facilmente convencidos de qualquer coisa. Mas como se trata de um museu realmente bacana e de uma campanha no mínimo boa e a ideia, ótima.
O vídeo da ação #SouvenirsDeParis mostra a concepção de uma estatueta do centro cultural que vem com um QR Code na parte de baixo, dando direito a benefícios a quem quer ir ao museu.