Experiência de Marca

Sorvete de cerveja da Skol na mira do Conar

O órgão entendeu que a marca atuou no limite das regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que fixa cuidados especiais nas mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas como dispositivos de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores de 18 anos de idade.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu advertir a Skol pela campanha de divulgação do lançamento de um sorvete com sabor de cerveja por entender que a propaganda feita no site da empresa e na página da marca no Facebook poderia despertar a atenção do público infanto-juvenil.

A advertência foi aprovada por unanimidade do conselheiros, em julgamento realizado no último dia 20/03.

Segundo o Conar, o órgão entendeu que a Skol atuou no limite das regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que fixa cuidados especiais nas mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas como dispositivos de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores de 18 anos de idade.

O processo foi aberto por iniciativa do próprio Conar, que no ano passado já tinha advertido a Skol pela campanha de divulgação de ovos de páscoa de cerveja.

O relator do caso destacou em seu voto que, ainda que não tenha verificado um dano objetivo à etica publicitária na propaganda, faltou um controle “mais rígido” da exposição da campanha entre o público infanto-juvenil. A empresa ainda pode entrar um recurso no próprio conselho contra a advertência.