Na mesma semana em que o Twitter apresentou mudanças significativas na sua usabilidade e também anunciou as páginas empresariais, a Sony no Japão mostra que com ou sem página de perfil de marca é possível ter resultados de grande impacto com a rede social dos 140 caracteres.
Para promover a Copa FIFA de clubes 2011, que está acontecendo naquele país, a empresa criou o “Tweet Stadium na FIFA Club World Cup Japan”, que nada mais é do que um estádio online onde fãs de todo o mundo podem enviar mensagens aos seus times favoritos via Twitter.
A ação não é propriamente nova, mas traz novos elementos. É oferecida em quatro idiomas (inglês, japonês, espanhol e português), tem três possibilidades de visualização (vista do estádio, mapa global e linha do tempo) e apresenta a função “Quick Tweet”, permitindo o envio de mensagens instantâneas com apenas um clique.
A expansão do Tweet Stadium inclui fortemente o Brasil. A Sony está desenvolvendo parcerias com antigos jogadores nacionais, como o Zetti, do Santos, e oferecendo aos fãs experiências únicas – estas, porém, por meio do Facebook.
Há, ainda, competições nas páginas da empresa no Facebook ao redor do mundo, linkadas com o aplicativo, como forma de estimular a participação dos torcedores e aprimorar a ferramenta.
Sobre as mudanças no Twitter
O Twitter modificou esta semana a forma como os seguidores navegam por suas próprias páginas e também por empresas, facilitando ainda mais a exposição das marcas e anunciantes que fazem ações na rede social. As páginas especiais para as marcas são novidade e representam uma área diferente para estas se comunicarem com seus seguidores, ao mesmo tempo em que valoriza as relações comerciais do microblog.
A princípio, serão disponibilizadas páginas de marcas para 21 anunciantes: American Express, Best Buy, Bing, Chevrolet, Coca-Cola, Dell, Disney, General Electric, Hewlett-Packard, Intel, JetBlue, Kia, McDonalds, Nike, PepsiCo, Staples, Verizon Communicationssem fio, NYSE Euronext, Heineken, Metro e Paramount Pictures.