
A PSFK, consultoria nova-iorquina de tendência e inovação, realizou recentemente um teste com o iPad, avaliando a sua performance na internet. A pesquisa surpreendeu, pois os sites das dez marcas top de moda no mundo de acordo com a Forbes 2009, simplesmente não carregaram, o que mostra que as marcas ainda não estão prontas para enfrentar as mudanças no ambiente web que produtos como o iPad e o iPhone estão trazendo.
De todas as marcas, apenas a Gucci parece ter criado um site que atende aos requisitos que a Apple estabeleceu para seus produtos.
Norteada pelas questões polêmicas surgidas nas últimas semanas, onde Steve Jobs informou que tanto o iPhone quanto o iPad não utilizarão o software Flash, a pesquisa deixou ainda mais claro o impacto deste anúncio para o mercado. O motivo da não-adesão da Apple à tecnologia utilizada em nove das dez marcas pesquisadas deve-se ao fato de que este programa exige muito dos equipamentos e reduz consideravelmente o a vida útil das baterias.
Um milhão de iPads já foram vendidos neste primeiro mês em que o equipamento está no mercado. E no fim do mês de maio a Apple vai começar a pré-venda do produto para mercados de luxo chave para vendas, como o Japão. O mercado de luxo precisa abrir os olhos, pois o orçamento de gastos on-line dos utilizadores destes gadgets situa-se entre U$500 e U$1000 por compra. O iPad não deve ser, então, considerado como um mero suplemento tecnológico. A Apple já possui 46% do mercado de smartphones no Japão e o mundo inteiro vêm recebendo com louvor o novo tablet da companhia.