Quanto vale ter um projeto ou campanha protegidos, especialmente face ao atual modelo de concorrências altamente predatório praticado pelo mercado de eventos e ações promocionais?
Quem nunca teve uma ideia copiada, ao menos parcialmente, depois de perder uma negociação, que atire a primeira pedra.
A partir de agora o mercado de live marketing ganha uma nova ferramenta para inibir plágios desleais. O C A R E – Cadastro de Registro de Eventos, Projetos e Ideias, nasce sob o comando dos sócios Sergio Bianchini e Gilberto Perussi, que também é CEO do Grupo Memories.
O sistema foi lançado durante o Fórum Eventos 2013, encontro internacional das empresas, entidades e profissionais de eventos realizado em São Paulo. No painel específico sobre criatividade em eventos, Perussi teve a oportunidade de apresentar o funcionamento para uma platéia com mais de 500 profissionais.
Após a elogiada apresentação, Perussi conversou com a reportagem do Promoview.
Promoview: O que originou a criação do seu sistema para registro de ideias?
Gilberto Perussi: Tenho 28 anos no segmento de eventos presenciando as mais descaradas formas de plágio de campanhas e ideias que qualquer pessoa possa imaginar. Já tivemos caso de um projeto literalmente copiado sendo executado por outra empresa que venceu a concorrência pelo preço. Simplesmente entendemos que esse tipo de prática precisa ser freada de uma vez por todas no segmento.
Promoview: Então vocês detectaram uma oportunidade de negócio aí?
Gilberto Perussi: Detectamos uma oportunidade para evitar que nossos colegas passem pelos transtornos, mas especialmente pelo desgosto de ver a sua ideia usada indevidamente.
Naturalmente para avançar com este projeto é preciso reunir recursos e tempo para análise de efetividade do sistema. Por isso deve ser tratado com o dinamismo de um negócio. Mas lá no fundo, no princípio mesmo, vem o desejo de ajudar a melhorar o mercado onde atuamos e que cresce vertiginosamente.
Promoview: Isso tem valor. Um negócio desenvolvido por gente do mercado. Explique o funcionamento do C A R E.
Gilberto Perussi: O C A R E surgiu para oferecer ao mercado uma forma segura, prática e acessível para registro de projetos diversos, sejam apenas ideias ou até campanhas inteiras criadas para apresentação em concorrências. Não existe um INPI para propriedade intelectual.
Quando uma agência tem uma ideia copiada, ela não pode sequer discutir judicialmente se não houver um registro de anterioridade, ou seja, se não puder comprovar que é realmente a criadora daquele projeto ou autora da ideia. Criamos então um sistema seguro em que o profissional pode facilmente fazer o upload da sua ideia ou projeto e manter seu conteúdo restrito pelo tempo que necessitar, com acesso exclusivo mediante senha e sem possibilidade de alteração.
Ao subir o conteúdo, o sistema gera um selo com o código relativo àquele cadastro, que pode ser anexado aos materiais apresentados nas concorrências, como um aviso de que o projeto foi previamente registrado.” em determinada data e horário.
Promoview: Você destaca a segurança no funcionamento do C A R E. Fale um pouco mais sobre este aspecto.
Gilberto Perussi: Se lançássemos apenas um selo ou fornecessemos um simples laudo, ambos poderiam ser facilmente manipulados. Até mesmo um banco de dados pode ser passível de manipulação. Mas além de todos esses processos, os dados registrados no C A R E ficam gravados em um servidor exclusivamente contratado para esta finalidade. E qualquer tentativa de manipulação no servidor também fica registrada.
Ou seja, pensamos em todas as possibilidades para a criação de um sistema fechado, que garantisse a tranquilidade das agências. Só depois de um longo período de estudo, análises e teste do C A R E, onde constatamos a eficiência deste protocolo de segurança, é que disponibilizamos o sistema ao mercado.
Promoview: E quais são os primeiros resultados deste contato do sistema com o mercado?
Gilberto Perussi: Bom, primeiramente este espaço que o Promoview nos oferece. Consideramos o site de vocês uma referência para os profissionais, pela seriedade que tratam o mercado de eventos na resenha diária, pela apuração que vocês fazem sobre tudo o que é publicado e pelo volume de informação disponibilizada, nunca antes visto no mercado de lie marketing brasileiro. Isso é bacana. Ter um registro no portal Promoview já é um ótimo primeiro passo para nossa iniciativa. Outro aval de extrema relevância foi dado pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
O C A R E será integrado à primeira Biblioteca Nacional de Eventos e Turismo 100% digital, que está sendo criada pela entidade para reunir todo o acervo das mais importantes premiações do segmento, além de conteúdos diversos nas áreas de turismo, marketing, eventos, hospitalidade, feiras e conteúdos de produção acadêmica, como teses e TCCs aprovados.
A chancela da Academia para o C A R E abre a possibilidade do registro de ideias e projetos de diversas naturezas, inclusive de conteúdo acadêmico, para evitar problemas como o caso recente do plágio de uma tese em doutorado que derrubou a Ministra da Educação da Alemanha, Annete Schavan, no último mês de fevereiro.
Promoview: E como os profissionais do mercado de criação para eventos e ações promocionais podem ter acesso ao sistema?
Gilberto Perussi: O sistema C A R E está disponível em www.careonline.com.br
Para cadastrar projetos ou ideias é necessário preencher um formulário on-line e fazer o upload do projeto, que pode ser gravado em arquivo PDF, JPG ou ZIP.