Foi alterada a cidade de realização do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil de Vitória da Conquista para Salvador. A mudança se deve à necessidade de adequação dos limites financeiros recém-aprovados às estimativas de custeio prevista no projeto de realização do evento.
“Foi imperativa a decisão para que pudéssemos reduzir substancialmente os custos previstos com passagens, hospedagem, deslocamento de palestrantes e equipes técnicas, montagem de infraestrutura etc”, explica o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo.
Os Simpósios de Pesquisa dos Cafés do Brasil já fazem parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizado o primeiro evento pelo Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.
O principal objetivo do evento é promover discussão com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do café sobre demandas de pesquisa e tecnologias e produtos desenvolvidos pelas instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café para aumento da competitividade do setor cafeeiro e melhoria da qualidade do produto, com sustentabilidade ambiental e inclusão social. Dessa forma, o evento contribui para o fortalecimento da economia e para o desenvolvimento do Brasil.
O evento acontece de 25 a 28/11, no Fiesta Bahia Hotel. O simpósio é realizado pelo Consórcio Pesquisa Café a cada dois anos e esta edição conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura – Seagri-BA, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e as demais entidades consorciadas.