O ano começa com uma ótima notícia aos leitores do Promoview. Isso porque, o único espaço da internet brasileira especializado em ações promocionais e de live marketing recebe um reforço de peso. Trata-se de Silvio Freire, um dos maiores especialistas na matéria em atividade no mercado brasileiro, cujo currículo fazemos questão de apresentar.
Silvio Freire entrou na Gessy-Lever em 1964 com a esperança de trabalhar no setor industrial. Para ficar próximo, aceitou a vaga disponível no recém-criado Departamento de Planejamento de Promoção e Merchandising, que acabou se tornando a sua grande escola profissional e o seu caminho de vida.
Ficou oito anos na Gessy-Lever, e, nesse período, cursou a Escola Superior de Propaganda. Uma guinada para quem acabara de se formar em Química…
Dali, Silvio fez parte do grupo de profissionais da Gessy-Lever que iniciou o marketing moderno no Brasil, tornando-se um dos seus grandes especialistas em promoção e marketing.
Participou do desenvolvimento dos supermercados no País, da transformação dos atacados de balcão, das farmácias, das padarias e outros canais, em semiautosserviço. Participou, ainda, do primeiro programa de trade que deu a um atacado um caminhão como prêmio.
Acompanhou e participou da divisionalização da empresa em “Divisão Gessy”, produtos de toalete e cuidado pessoal, e “Divisão Lever”, sabões e detergentes. Participou do lançamento de Doriana, o primeiro produto da nova “Divisão de Alimentos” e a primeira margarina “soft” do País, cujo conceito era “cremosa até gelada”, no planejamento e coordenação da operação de guerra que foi a entrega porta a porta do produto gelado.
Em sua vida profissional de mais de quatro décadas, totalmente dedicada à promoção e ao marketing, atendendo clientes dos mais variados segmentos, Silvio Freire desenvolveu técnicas próprias, como as campanhas “em cascata” que envolvem, em sequência programada, toda a cadeia de distribuição de produtos, com resultados potencializados; o vale-brinde múltiplo, patente que obteve em 1992, que permite a estimulação da venda de produtos por intermédio de vendedores de atacados e varejos, com total controle da venda e da premiação; o ‘Tabelão de Prêmios’, sistema de premiação automática para canais de distribuição de todos os portes, entre outras.
Desenvolveu o sistema de planejamento integrado de vendas, comunicação e promoção denominado “Total Focus”, que aplicou em clientes como a Spal/Panamco, engarrafadora Coca-Cola, que orientou os procedimentos a longo prazo para a distribuição dos produtos da empresa, considerando todos os canais de distribuição, todos os vendedores e promotores e todas as apresentações (SKU) de produtos, com resultados práticos no campo e no marketing que foram considerados excelentes e aplicados como norma operacional.
Criou e desenvolveu o conceito de produtos, como a Linha Infantil da Mônica, que se tornou o segundo maior produto da Phebo; o conceito das Linhas Coquetel, Festinha, Aniversário, Camping, para a Rochedo, juntando produtos individuais em conjuntos para usos específicos.
Em trabalhos de campo, foi criador e pioneiro na utilização do “Merchandising de Reposição Cooperativo”, com um promotor fixo no supermercado, atendendo a diversos produtos não concorrentes entre si, eliminando o tempo de deslocamento entre as lojas.
Adaptou o conceito para todos os tamanhos de lojas, incluindo as pequenas, que eram atendidas por um único promotor, em pequenos roteiros de até quatro lojas, sem custo de veículo por residirem próximos, com perda mínima de tempo no trânsito.
Realizou várias campanhas nacionais de grande porte, como a degustação de Chá Lipton em supermercados, envolvendo preparação a quente na loja, resfriamento e serviço gelado; amostragem e degustação de Nescafé em pontos diferenciados; amostragem domiciliar porta-a-porta de Sopas Campbells, onde obteve 100% de comprovação de entrega a pessoas identificadas.
Desenvolveu sistemas e relatórios que, pela sua construção, permitiram o controle preciso de cada item utilizado nas ações, e, consequentemente, a exatidão dos dados informados aos clientes.
Com o passar do tempo e o acúmulo de grande experiência, Silvio Freire auxiliou na diminuição de uma enorme lacuna de mercado, que existe até os dias de hoje: a qualificação dos profissionais.
Então, passou a lecionar Promoção de Vendas no Curso de Comunicações da Fiam – Faculdades Integradas Alcântara Machado, uma das melhores do País, na época. Posteriormente, assumiu como gerente de Marketing da Divisão Ricard-Dubonnet e gerente de Promoção e Merchandising da Seagram, empresas que atendia como agência há uma década.
Foi fundador da Factotum, empresa de Promoção da DPZ Propaganda, e da OMM – Ogilvy & Mather Merchandising, de onde saiu para fundar, em 1984, sua própria empresa, a Freire & Godoi Comunicação, voltada ao planejamento e administração de campanhas, hoje com 30 anos.
Em 1991 criou a Freire & Godoi Comércio e Administração Promocional, hoje com 23 anos, com configuração de serviços e comércio que lhe permitiu emitir notas fiscais com ICMS, para a venda e transporte de mercadorias e materiais, assumindo dessa forma a totalidade dos serviços de administração de campanhas, fazendo do cliente um observador privilegiado da ação.
Com isso, seu cardápio de suporte promocional passou a incluir a compra da premiação, estocagem e a sua entrega aos ganhadores, em campanhas promocionais, de incentivo e de trade que chegaram a entregar até 25.000 prêmios por mês, em todo o território brasileiro, totalizando mais de 500.000 prêmios entregues.
Disponibilizou também um birô de atendimento 0800, coloquial e amigo, para atendimento às equipes de vendas e promoção dos clientes, nas campanhas realizadas.
Atualmente, acrescenta ao seu trabalho de planejamento e administração de campanhas a transferência de sua vasta experiência ao mercado neste complexo setor do marketing promocional por intermédio de treinamentos, palestras, e, a partir de agora, nas páginas do Promoview, com artigos, textos e “causos e cases” peculiares dessa sua longa história de sucesso.