Experiência de Marca

Shoppings de Belo Horizonte disputam turistas

O objetivo é usar o período como teste para a Copa do Mundo do ano que vem, entender a demanda dos turistas, além de incrementar o fluxo de pessoas, e, por consequência, as vendas.

Os shoppings também entraram na briga pelos turistas que chegaram a Belo Horizonte atraídos pela Copa das Confederações, tanto que investiram em exposições de fotos e artesanato, mas também em ações voltadas para atendimento bilíngue com orientações sobre a cidade, pontos turísticos e os próprios empreendimentos.

O objetivo é usar o período como teste para a Copa do Mundo de 14, entender a demanda dos turistas, além de incrementar o fluxo de pessoas, e, por consequência, as vendas.

Com investimento de R$ 30 mil, o Shopping Cidade lançou um guia cultural bilíngue. Com tiragem de dez mil exemplares, a publicação traz informações sobre o centro de compras, agenda cultural, seção de estabelecimentos, indicações de espaços culturais e turísticos, rota de cidades turísticas e um roteiro com dicas para visitantes, com todas as informações em português e inglês.

Além de ser distribuído gratuitamente para os turistas, o guia também foi entregue em hotéis da região, como forma de atrair público.

Ainda dentro do shopping foi instalado um balcão de informações para orientar os turistas estrangeiros. “As promotoras bilíngues estão instruídas a recebê-los de braços abertos, com a típica hospitalidade mineira”, afirma a gerente de marketing Carolina Vaz. Entre os resultados estimados para o período, está um aumento de 10 a 12% no fluxo de clientes.

Tecnologia

Já os shoppings Pátio Savassi, BH Shopping e Diamond Mall – todos da rede Multiplan – lançaram conjuntamente o aplicativo Mob.Urb, desenvolvido pela empresa Squadra.

Em programações diferentes, a novidade foi apresentada aos visitantes. Disponível para celulares com iOS e Android, o aplicativo se destaca por cruzar as informações de um mapa temático, com os dados do usuário e as atividades e lugares que Belo Horizonte oferece, permitindo que o turista visualize as programações mais próximas do seu interesse.

No Diamond Mall, o aplicativo pode ser conhecido em um lounge temático, ambientado com motivos mineiros, até o dia 30/06, onde serão acolhidos por recepcionistas bilíngues. “Os clientes que baixarem o Mob.Urb terão acesso a uma lista de descontos nas lojas e produtos do mall”, conta a gerente de marketing Flávia Louzada.

Ainda de acordo com Flávia, as informações sobre a cidade, sobre Minas Gerais e o próprio shopping serão oferecidas na seção Concierge (central de informações), que conta com profissionais bilíngues.

O Pátio Savassi recebeu a segunda Mostra BH 360°, exposição de imagens panorâmicas de diversos pontos turísticos da capital. O projeto, segundo a superintendente Maria Lúcia Renault, visa estimular a cultura e assim atrair o visitante. “Pensamos em algo que facilitasse a vida do turista. No ano que vem, vamos apostar numa estrutura maior”, resume.

No BH Shopping, além do concierge bilíngue, uma promoção premia os clientes com pratos exclusivos a cada R$ 400,00 em compras com cartões Visa. Renato Tavares, gerente de marketing, explica que as ações de marketing promocional são justificadas pela importância dos empreendimentos nesse tipo de evento. “Sabemos que os shopping centers são universais, locais procurados pelo turista como referência”, explica.

Fonte: Super Esportes.