Até o dia 27 desse mês, o CEL International School e a Zyklus Reciclagem, com a apoio do NorteShopping, se juntam para promover o #PresenteAoMeioAmbiente.

Shopping Parque da Cidade
 

Campanha recolhe lixo eletrônico no natal do NorteShopping

02/12/2017

Até o dia 27 desse mês, o CEL International School e a Zyklus Reciclagem, com a apoio do NorteShopping, se juntam para promover o #PresenteAoMeioAmbiente, mais uma ação da campanha Tem Jeito, para conscientização sobre os riscos do descarte inadequado de resíduos e seus impactos negativos para a natureza e saúde do homem, estimulando a responsabilidade coletiva e economia circular nesse período de natal, onde o consumo 7% em todo o País. Segundo o SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) a movimentação de dinheiro na economia, neste fim de ano, deverá ser de R$ 51,2 bilhões, com o gasto médio com presentes de R$ 461,91.

Durante esses dias, quem tiver equipamentos eletrônicos em desuso ou quebrados, acumulados em casa, pode descartar em um dos ecopontos no shopping: na unidade CEL IS, na cobertura, ou no SAC do NorteShopping, no 2 Piso. Se for comprar um novo, também fica a proposta de não esquecer de redirecionar o antigo para os postos de descarte adequado para serem encaminhados para a reciclagem.

Além da coleta de resíduos, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos do descarte inadequado e chamar atenção do poder público para o problema, as políticas de fiscalização ainda são muito brandas e ineficazes. Metais pesados presentes em aparelhos eletrônicos podem causar problemas sérios no pulmão e até câncer, entre outras doenças. No meio ambiente, contamina solo, rios e impacta na vida dos seres.

"Começamos a campanha internamente com os nossos alunos e o retorno foi excelente. Entendemos que a hora seria para um passo maior que envolvesse não apenas os estudantes e suas famílias, mas a sociedade no todo. Quando você compra um celular, ele é seu. Quando vai descartá-lo, ele passa a ser nosso, nosso lixo. Apenas a conscientização e a responsabilidade coletiva nos levarão à transformação que precisamos para solucionar esse problema.", explica a diretora da Instituição, May Chagas.

O Brasil produz cerca de 1,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico, por ano, e recicla apenas 2%. Segundo a ONU em doze anos, o lixo eletrônico mundial acumulado pesará mais do que o Pão de Açúcar, que tem mais ou menos 580 milhões de toneladas.

O material recolhido será encaminhado para a fábrica da Zyklus, em Bonsucesso, responsável pela reciclagem e processo de recuperação para reutilização de aparelhos eletrônicos.

"É um trabalho social também porque, além de cuidar do meio ambiente, devolvemos ao mercado a preços sociais. É uma economia de recursos que deixam de ser extraídos da natureza e, no bolso, uma oportunidade de acesso a esses itens para quem precisa.", finaliza Vitor Saboya, fundador da empresa que recolhe atualmente 4 toneladas de resíduos por mês.


Fonte:: Redação