Experiência de Marca

Shimano comemora resultados de eventos esportivos

O ano de 2013 foi produtivo para a empresa de componentes e acessórios em<em> bike</em> e pesca. A marca japonesa expandiu sua atuação no mercado brasileiro e esteve presente em diversos eventos como campeonatos nacionais e internacionais.

O ano de 2013 foi produtivo para a Shimano, empresa de componentes e acessórios em bike e pesca. A marca japonesa expandiu sua atuação no mercado brasileiro e esteve presente em diversos eventos como campeonatos nacionais e internacionais, com destaque para Shimano Fest, Open Shimano, Tour do Rio, Shimano Short Track, Copa Internacional de MTB e Ultramaratona Brasil Ride.

Realizou cursos profissionalizantes como o Seminário Técnico e o Programa de Especialização Shimano (PES). Organizou e participou de feiras, como Brasil Cycle Fair, lançou as marcas Pearl Izumi e Kabuto, novas tecnologias, novos produtos para a prática esportiva, e dedicou-se a ações sociais, entre as quais a emblemática “Novembro, mês da responsabilidade social”.

Empresa participou da Brasil Cycle Fair (Foto: JB Carvalho/Shimano).

“No encerramento de 2013, vemos que os esforços dos últimos anos estão se consolidando e que a nossa missão de incentivar a cultura da bicicleta, apoiar o esporte, a mobilidade e o lazer, está se concretizando. Este ano pudemos iniciar algumas ações e fortalecer outras como o Boletim institucional ‘Pedal Consciente com Shimano’ na rádio Bradesco Esportes FM (Rio e São Paulo), o Pedal das Capivaras, pela despoluição do Rio Pinheiros, e ajudar no desenvolvimento do nosso mercado, treinando, atualizando e capacitando os profissionais por meio de nossos programas gratuitos. Quanto à América Latina, estamos fomentando o esporte e criando as bases para o desenvolvimento cada vez maior do mercado”, destacou Alexandre Okazaki, gerente de marketing da Shimano Latin America.

Duas competições internacionais se destacaram na temporada, ambas realizadas pela empresa: o Open Shimano, campeonato de downhill realizado desde 2008 na Argentina e agora com uma vertente latino-americana, e o Shimano Short Track, torneio de mountain bike cross country olímpico (XCO), disputado em pista curta, com etapas em diversos países da América Latina.

Open Shimano em Balneário Camboriú (Foto: Pedro Cury/Shimano).

Além da atuação como realizadora de eventos, o apoio em competições brasileiras, como Copa Internacional e Brasil Ride, entre outras, mostram a influência da Shimano no fortalecimento do ciclismo no cenário nacional.

Em setembro, a realização da quarta edição do Shimano Fest, maior evento de bike e pesca da América Latina, foi um grande sucesso. Um público de nove mil pessoas conferiu as novidade dos dois segmentos, além de participar de diversas atrações interativas, como test-ride de bikes e workshops e atividades de pesca.

Shimano Fest (Foto: Alex Okazaki).

A presença de empresas tornou-se mais efetiva. Em 2012 foram 45 expositores, contra 55 da última edição, o que registrou aumento de 22%. Outro número impactante é o valor investido pela Shimano e demais empresas envolvidas no projeto: dois milhões de reais.