Ao visitar o estande brasileiro na World Travel Market (WTM), maior feira do turismo global, aberta na segunda-feira (07/11), no Excel London, em Londres, pode-se ouvir de operadores, traders e agentes de turismo de diversas partes do mundo: “this is where football is“, na tradução literal, “É aí onde está o futebol”.
Apesar de o estande da Embratur no evento não ter nenhum destaque especial fazendo alusão à Copa do Mundo, é por intermédio do esporte que o Brasil continua sendo mundialmente conhecido.
O Ceará, uma das subsedes do campeonato mundial em 2014, aposta todas as suas fichas em grandes feiras no Exterior para captar cada vez mais um maior volume de turistas estrangeiros. De acordo com estimativas da Secretaria de Turismo (Setur), no ano da Copa o Estado projeta receber 384 mil visitantes somente do exterior, ante 255 mil, em 2013.
O secretário de Turismo, Bismarck Maia, afirma que não deverá investir menos de R$ 30 milhões por ano para promoção e marketing, colocando o Estado nas “prateleiras” dos eventos de turismo.
Isso inclui a participação ativa em todas as feiras que a Embratur elegeu como importantes no calendário fora do País, diz. Segundo ele, dentre os turistas que escolhem o Ceará como destino (incluindo os do mercado interno), o objetivo é de deter uma fatia de, no mínimo, 20% estrangeiros.
Partindo do mercado inglês, e de países como a Alemanha, Bismarck planeja captar mais estes turistas com a intensificação de voos charters. Para tanto, além de estar em eventos como a WTM, já vem mantendo contatos com operadores europeus das rotas fretadas.
“Eles (os turistas estrangeiros) querem produtos novos e o litoral oeste, como Jericoacoara e Canoa Quebrada atenderão esse perfil com a entrada do aeroporto em operação”, antecipa.
O secretário avalia que a Copa será “a consagração do Estado no setor porque teremos novos produtos para qualificar o destino”. De acordo com ele, o turismo cearense ainda é ancorado basicamente em Fortaleza e “só se terá um destino sólido quando forem reconhecidos vários produtos. O crescimento se dará fortemente a partir de novos equipamentos, como o Centro de Eventos e o Acquario“, aposta.
Conforme o secretário, além de encomendar pesquisa que mostra o que o visitante espera do Ceará, a Setur trabalhará plano de marketing de longo prazo, que determinará ações para os próximos 15 anos.
No estande da WTM, o Ceará foi representado pelo staff da Setur. Bismarck Maia informou que a feira londrina tem caráter de atendimento a operadores e visitantes e que ele continua acompanhando negociações no mercado inglês. Ele explica que ficou em Fortaleza para garantir liberação de recursos do Ministério do Turismo para obras do aeroporto de Aracati e da CE 040, perfazendo R$ 14 milhões.
Além disso, irá a Brasília para montar cronograma para o aeroporto de Jericoacoara, que contará com R$ 44 milhões, sendo R$ 32 milhões do ministério e R$ 12 milhões da Setur.
Fonte: Diário do Nordeste.