O secretário de turismo Luis Otávio Neves se reuniu no dia 04/02 com o ministro do turismo, Gastão Vieira, para sinalizar a inclusão do turismo náutico como prioridade na captação de recursos em 2013.
A intenção foi apresentar ideias que possam democratizar as atividades de lazer usufruídas por brasilienses e visitantes no local, além de oferecer condições igualitárias às empresas prestadoras de serviços desse segmento.
A proposta dirigida ao Ministério do Turismo (MTur) é a construção de um cais público, que ajudará melhorar o acesso aos serviços de transporte por meio náutico, a movimentar a visitação ao Lago Paranoá, e, consequentemente, contribuir para a oferta de opções do turismo local. O ministro Gastão Vieira aprovou a ideia e afirmou que o órgão tem o recurso disponível.
“Cais e marinas estão dentro da lista de prioridades do MTur. Temos interesse em apoiar esse tipo de equipamento para incrementar o turismo náutico no Brasil. Brasília (DF) tem um enorme potencial, cabe agora ao governo apresentar um projeto bem estruturado para apoiarmos a iniciativa”, afirmou Vieira.
Segundo o secretário de turismo do Distrito Federal, o investimento no setor em Brasília facilita também na captação de eventos esportivos para a cidade. Neves citou que o Lago Paranoá já entrou para o circuito mundial das competições aquáticas e a Setur-DF quer seguir esse caminho.
“Em junho deste ano, seremos a primeira cidade da América Latina a receber a F1 H2O Powerboat World Championship Series, Fórmula Náutica Mundial. É um grande reconhecimento de que temos condições favoráveis.” disse Neves.
“Temos que trabalhar da melhor maneira, de forma a tender também a população e os visitantes eventuais”, completou Neves. O evento acontecerá nos dias 01 e 02/06 deverá atrair para Brasília cerca de 20 mil pessoas Brasília em desenvolvimento.
Durante a reunião, o secretário de turismo do DF atualizou o ministro sobre as intervenções que estão sendo realizadas na Capital Federal para a Copa do Mundo de 14 e Copa das Confederações que contam com recursos do órgão governamental.
Projetos como a sinalização turística, acessibilidade nos monumentos, a conclusão do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e a compra dos Centros de Atendimento ao Turista Móveis entraram na pauta do encontro.
O ministro lembrou que a cidade será uma grande vitrina durante os mundiais, devido a facilidade de deslocamento, a localização do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e a modernidade dos espaços.