Experiência de Marca

Setor de cruzeiros volta a reduzir oferta no Brasil

Apesar da grande demanda, os altos custos de operação e os impostos praticados no País fazem com que os roteiros estrangeiros sejam mais interessantes para as empresas do setor.

Depois que as companhias do setor ofereceram um volume de leitos cerca de 15% inferior na temporada 2012/2013, a queda deve se aprofundar em 17% em 2013/2014, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

“O Brasil tem recebido marcas de qualidade e cresceu muito nos últimos anos, mas agora está andando para trás”, diz Ricardo Amaral, presidente da Associação.

Apesar da grande demanda, os altos custos de operação e os impostos praticados no País fazem com que os roteiros estrangeiros sejam mais interessantes para as empresas: os roteiros para Buenos Aires cresceram 27% na temporada atual.

Além disso, o custo para a circulação dos cruzeiros no Brasil ainda pode ficar até 35% mais caro para as operadoras, segundo as estimativas de Amaral. “Isso pode ser transmitido ao cliente. Se o custo é elevado, acaba passando para o preço”, afirma.

Para o presidente da Associação, “Todos perdem. A geração de emprego cai e a movimentação da economia nas escalas também”. Enquanto o mercado brasileiro perde competitividade, o setor procura outros destinos na Ásia, na Austrália e no Caribe.