O Sesi Cultural promove, hoje e amanhã (06 e 07/11), o Projeto África no Teatro Sesi de Duque de Caxias. O evento vai mostrar a luta dos negros por seus direitos na sociedade brasileira por intermédio de espetáculos de dança e música, exposição e palestras.
Hoje, a partir das 14h30, haverá uma palestra com Milton Bantu e Renata Argemiro, historiadores da cultura africana e apresentação dos grupos de dança afro Afro Dance e Ojuobá Axé.
Amanhã será realizada, às 9h, a abertura da exposição África: o berço da humanidade com pinturas, entalhes e esculturas do artista Casanova, além de desenhos de seus alunos. E às 19h sobe ao palco do Teatro Sesi a banda Rock Jazzil com Israel Nogueira.
O Projeto África faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado em 20/11 e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, promovendo o fortalecimento do direito à identidade como um princípio da cidadania.
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, personagem histórico na luta do negro contra a escravidão morto em 20/11/1695.