Experiência de Marca

Sesc SP promove "Cortejo das Vidas Preciosas"

A caminhada é parte do movimento de arte pública “Espetáculo da Terra”, concebido pela artista Denise Milan.

No próximo dia 29/04, a partir das 13h, um cortejo com mais de 1.200 crianças e adolescentes das comunidades de Heliópolis, Grajaú e Jaguaré parte do Sesc Ipiranga para o Parque da Independência. A caminhada, batizada de “Cortejo das Vidas Preciosas” é parte do movimento de arte pública “Espetáculo da Terra”, concebido pela artista Denise Milan e coordenado pelas arte-educadoras Rosa Lavelberg, Regina Barros e Carla Govêa, com realização do Sesc São Paulo. O projeto propõe a integração do ser humano ao universo por intermédio do conhecimento das pedras, principalmente da Pedra Azul, o planeta Terra.

Denise Milan desenvolve há 24 anos um trabalho artístico que explora a analogia entre a vida humana e o mineral. Em 2010 o projeto ganhou forma nos CCCAs (Centro para Crianças e Centro para Adolescentes) de Heliópolis e contou com cerca de 750 estudantes. O trabalho cresceu em 2011 e estendeu-se para Grajaú e Jaguaré.

Toda a preparação terá seu clímax na celebração do dia 29/04, que reunirá os participantes em uma homenagem à “Terra Viva”. Os representantes das três comunidades (Grajaú, Heliópolis e Jaguaré) se juntarão no ginásio do Sesc Ipiranga e farão uma performance pública, formando um átomo de cristal humano. Na sequência, terá início o “Cortejo das Vidas Preciosas”. Munidos com uma pipa confeccionada durante as oficinas preparatórias, todos partirão em uma caminhada até o monumento de Dom Pedro.

A cantora Badi Assad prestigiará o cortejo na chegada ao parque demonstrando seu amor pela Terra no papel de Agrégora, ametista de formas e sentimentos humanos que protagonizou a Ópera das Pedras, espetáculo criado por Denise e representado em 2010, no próprio SESC, em sessões públicas.

Ao chegar no Parque da Independência, os participantes da caminhada levarão suas pipas ao céu, cada uma representando uma pedra preciosa existente em terras brasileiras: quartzo, safira, rubi, turmalina, esmeralda, topázio e água marinha. O cortejo e a apresentação serão abertos ao público.