A capital de Goiás, Goiânia, será a próxima cidade a receber o caminhão museu Sentimentos da Terra. A exposição ficará montada no Parque Flamboyant nos dias 21, 22 e 23/06.
Equipado com tecnologia de informação e entretenimento de ponta, o caminhão museu tem diversos ambientes, que abrigam uma grande exposição interativa. A proposta do projeto é reunir o rigor historiográfico com uma linguagem artística acessível a um público diversificado, em metrópoles e pequenas cidades, assentamentos e reservas indígenas.
A mostra, que permanece um final de semana em cada cidade visitada, já passou por Minas Gerais (Belo Horizonte, Jequitibá, Poços de Caldas e Pouso Alegre) e São Paulo (Limeira e Araçoiaba da Serra).
Conteúdo
No museu, são apresentados 11 documentários realizados por Gringo Cardia, a partir do conteúdo histórico pesquisado pelo Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Os vídeos são narrados por importantes nomes da cultura brasileira: Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Maria Bethânia, Regina Casé, Vera Holtz e Wagner Moura.
Outras atrações do museu são o Espaço da Imaginação, equipado com computadores, acesso à internet, monitores com tela interativa e uma biblioteca especializada com livros de arte, fotografia, geografia, história, costumes e tradições, além de jornais e revistas.
Exposição
A Exposição Vira-Vira retoma o percurso histórico de oito personagens emblemáticos dos conflitos no Brasil rural: Visconde do Uruguai, Antônio Silvino, Elizabeth Teixeira, Dom Pedro Casaldáliga, Chico Mendes, Sepé Tiaraju, Leonel Brizola e Euclides da Cunha.
Haverá, ainda, maquetes para contadores de histórias narrarem os movimentos e episódios ligados à luta pela terra. Na Tenda para Caracterização, por sua vez, os visitantes poderão ser fotografados em cenários elaborados a partir do universo rural, com figurinos próprios aos personagens ligados à questão da terra.