
Imagine comer uma pescada assada na folha de bananeira, um siri “metido à besta”, ou degustar ostras produzidas no Paraná, sem precisar sair da capital. Essas e outras delícias típicas da culinária litorânea farão parte do cardápio do próximo festival gastronômico do Senac/PR, o Festival Gastronômico do Litoral Paranaense.
Entre os dias 30/11 e 05/12, quem for ao Restaurante-escola de Curitiba poderá degustar pratos à base de pescados, o tradicional barreado – que também já é uma tradição do Senac – e ainda um prato típico especial diferente, todos os dias.
Mas essa não é a única novidade. Além da parceria com o Senar/PR, que acontece em todos os festivais, uma parceria com o Sebrae/PR irá oferecer palestras, oficinas e uma mesa-redonda, voltadas para as atividades relacionadas à produção, preparação e venda de pescados. Alguns dos eventos são direcionados a profissionais do setor, e outros são abertos ao público.
No dia 05/11, as atividades do festival começam com a palestra Do Mar à Mesa com Qualidade, que acontece no Sesc de Paranaguá. Serão discutidas formas de aprimorar os negócios em alimentos e bebidas utilizando os produtos e serviços do litoral, com segurança alimentar e atendimento de qualidade.
Na semana seguinte é a vez das oficinas de Segurança dos Alimentos, ministradas pelo Senac e Gestão e Qualidade no Atendimento, oferecidas pelo Sebrae. Elas acontecem em Antonina, Matinhos e Paranaguá, de 11 a 20/11, e são voltadas para os profissionais de alimentos e bebidas do litoral.
Em Curitiba acontecem os encontros relacionados à preparação de pratos. Dia 24/11, no Mercado de Orgânicos de Curitiba, 20 participantes aprenderão a elaborar pratos típicos do litoral paranaense, e no dia 25, outra turma conhecerá as ostras e suas preparações. Ambas as oficinas incluem degustação dos pratos. Já no Restaurante-escola, os encontros serão dia 23 e 27/11, com a palestra Ostras: Rentáveis e Saudáveis, e a mesa-redonda A Verdadeira Moqueca, que contará com a participação de um instrutor do Senac/ES, trazido especialmente para falar sobre a verdadeira moqueca capixaba.
Todas as atividades de qualificação são gratuitas e têm como objetivo aprimorar os serviços oferecidos em estabelecimentos litorâneos. Além disso, os festivais têm também forte objetivo pedagógico já que dão oportunidade aos alunos dos cursos de cozinheiro e garçom, em prática profissional no Restaurante-Escola, de vivenciar diferentes tipos de serviços e culinárias.
Os festivais gastronômicos do Senac/PR são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e também têm como objetivo incentivar o consumo de determinados produtos e colaborar com produtores em todo o Estado. Já a nova parceria com o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), tornou possível a realização das atividades no litoral, por meio do relacionamento com os estabelecimentos nas diferentes cidades. Além disso, a instituição é responsável por uma das oficinas que será ministrada em Antonina, Matinhos e Paranaguá.