Referências do setor

De olho no futuro: produtores de eventos em Alagoas apostam em sustentabilidade e boas práticas de ESG

Agência alagoana lidera movimento por eventos mais sustentáveis e consolida posicionamento de impacto positivo no Nordeste

Conteúdo Especial

Alagoas - Na última terça-feira (5), Maceió sediou um marco para o turismo sustentável em Alagoas: o 1º Seminário de Turismo Carbono Neutro, promovido pelo Sebrae Alagoas, com mais de 200 participantes entre empreendedores, especialistas, representantes do trade turístico e agentes públicos. A Mandala 360 Live Marketing, agência responsável pela produção do evento, foi uma das protagonistas ao implementar soluções cenográficas alinhadas à sustentabilidade e priorizar fornecedores locais que já aplicam práticas ESG.

1º Seminário de Turismo Carbono Neutro produzido pela Agência Mandala 360
Foto: Marcos da Cruz Fotografia

A ação reforça o papel da Mandala como uma das principais referências em eventos com propósito no estado. Para Manoel Barbosa, CEO da agência, esse posicionamento é estratégico. “A Mandala tem implementado práticas ESG há muitos anos, mas, com a crescente demanda por eventos mais conscientes, entendemos que ser especialista nesse tema é um diferencial estratégico. Para o Seminário de Turismo Carbono Neutro, criamos um projeto cenográfico alinhado aos pilares da sustentabilidade e fizemos questão de trabalhar com fornecedores locais que aplicam, no mínimo, uma prática ESG em suas operações. Esse cuidado reflete o nosso compromisso em ser mais do que uma agência de live marketing: buscamos ser uma referência no Nordeste em eventos com impacto positivo e propósito claro. Estar ao lado do Sebrae nesse projeto é reafirmar que é possível unir criatividade, responsabilidade e resultado.” reforça.

Esse movimento, no entanto, não começou agora. A Mandala já vem promovendo debates e iniciativas voltadas à responsabilidade socioambiental. Um exemplo é o Mandala Conecta, evento proprietário da agência, que reuniu nomes relevantes do marketing e da inovação para discutir o papel das marcas na construção de futuros mais sustentáveis. Entre os destaques esteve Dilma Campos, referência nacional em temas como ESG, inclusão e comunicação com propósito.

Outro case relevante é a parceria com a Solar Coca-Cola, durante a realização do Pure Beach Macena Open BT. A Mandala foi responsável pelas ativações do projeto “Seu resíduo tem destino certo”, que estruturou 36 lixeiras sinalizadas e 9 estações de ecoponto para coleta seletiva ao longo do evento. Além disso, a ação incluiu a distribuição de mudas da flora regional — estratégia voltada à compensação de carbono — e games educativos que engajaram o público em torno da temática ambiental de forma lúdica e interativa.

Com essas iniciativas, a Mandala 360 Live Marketing se consolida como pioneira na aplicação de boas práticas de ESG em eventos no estado de Alagoas, pavimentando o caminho para que o setor promova experiências mais conscientes, alinhadas às urgências do presente e às expectativas do futuro.