Ainda podem ser feitas as inscrições para a sexta edição do Seminário Internacional Pare Pense, promovido pela ONG Parceiros Voluntários, e que acontece na próxima segunda-feira (21/05), das 09h às 13h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre (RS).
Este ano, o tema “Capital Social como Agente do Desenvolvimento Econômico” vai reunir quatro dos maiores especialistas no setor. Entre eles, Lester Salamon, reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores do Terceiro Setor no mundo e Michael Woolcock, principal especialista em desenvolvimento social no Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento do Banco Mundial e professor de Políticas Públicas em Harvard.
Também participam a filósofa Terezinha Rios, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da USP e autora de livros na área da educação: “Ética e Competência”, “Compreender e Ensinar” e “Filosofia na Escola – O Prazer da Reflexão” e Hemerson Luiz Pase, Doutor em Ciência Política e professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas.
As inscrições podem ser feitas pelo site e o ingresso é dois quilos de alimento não perecível.
Realizado pela ONG Parceiros Voluntários, organização que beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas no Rio Grande do Sul, e pelo Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, o Pare e Pense 2012 se utiliza do conceito de Capital Social segundo a ótica do cientista político Robert Putman, defensor de que, quanto maior for o Capital Social, maior será o crescimento econômico a longo prazo e, dessa forma, haverá menor criminalidade, mais saúde pública e mais governabilidade democrática.
Durante o encontro, serão explorados os tipos que constituem esses grupos e redes, as percepções subjetivas em relação à confiabilidade das outras pessoas e das instituições, os desafios atuais para a interação das pessoas, a responsabilidade individual para formação de uma sociedade mais ética e explorar o tema através do conceito de RSI (Responsabilidade Social Individual) que embasa o trabalho da ONG Parceiros Voluntários: trabalhar os valores internos faz despertar na pessoa o seu verdadeiro valor, o que a torna mais ativa e socialmente transformadora do mundo ao seu redor.
“Em 2007, pela primeira vez nas contas nacionais, o Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE) aferiu a importância do Terceiro Setor na economia brasileira. Segundo apontam pesquisadores, uma recente revisão do Instituto mostrou uma participação oficial de 1,4% na formação do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), o que significa um montante de aproximadamente R$ 32 bilhões.
“É preciso uma reflexão de ordem filosófica, sociológica e histórica”, defende a presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter. “Por meio da cooperação de pessoas de crenças diferentes, trabalhando juntas em prol do bem comum, se fortalece o Capital Social, proporcionando, assim, o desenvolvimento”.