“Coleta seletiva sem catador é lixo”. Citando a frase do ex presidente Lula, Tião Santos, líder do Movimento Nacional dos Catadores, deu início ao encontro com 20 blogueiros de todo o Brasil, que marcou o lançamento da Semana Otimismo que Transforma.
Durante a iniciativa, realizada pela Coca-Cola Brasil de 20 a 27/05, parte da receita obtida com a venda de todos os produtos do portfólio da empresa será revertida ao programa “Reciclou, Ganhou”, do Instituto Coca-Cola Brasil.
Protagonista da campanha da Semana, veiculada na TV, cinema, teatro e mídia impressa e digital, Tião falou sobre a realidade do dia-a-dia dos catadores. “Ao contrário do que imaginam, trabalhamos com alegria. Como já não é atividade fácil, se formos exercê-la com rancor, ela se tornaria mais difícil ainda”.
O Reciclou, Ganhou foi criado em 1996 e tem por objetivo promover a educação ambiental e estimular a reciclagem de embalagens, contribuindo para minimizar o impacto destas sobre o meio ambiente.
Hoje, a Coca-Cola Brasil apoia mais de 200 cooperativas em todo o País, com o objetivo de torná-las lucrativas e geridas corretamente. Entre suas ações estão as parcerias com o Instituto Walmart, resultando em mais de 300 Estações de Reciclagem dentro das lojas da rede; e com a ONG Doe seu Lixo, que realiza desde 2009 a capacitação dos membros das cooperativas de catadores em gestão empresarial.
O Reciclou, Ganhou também contribui para a formação de uma cultura de reciclagem. O Brasil hoje é líder em reciclagem de alumínio reciclando cerca de 98% das latas colocadas no mercado.
Graças ao trabalho, principalmente das cooperativas de coleta seletiva e de uma indústria recicladora eficiente, o País ostenta também um dos mais altos índices mundiais de reciclagem de embalagens de PET, atualmente em torno de 56%.