Experiência de Marca

Segurança nas praias é o tema do Projeto Golfinho

Neste verão, o objetivo é capacitar cerca de mil crianças e jovens entre nove e 13 anos, sobre os fenômenos naturais que envolvem os oceanos, tipos de ondas, as correntes de retorno, características das praias, etc.

O Projeto Golfinho, que atua nas praias do litoral de Santa Catarina há 15 anos, é um programa de atividades educativas para segurança nas praias. São trabalhados aspectos da prevenção e conscientização sobre o mar, cidadania e meio ambiente.

Neste verão, o objetivo é capacitar cerca de mil crianças e jovens entre nove e 13 anos de idade. “Nosso maior objetivo é a redução de acidentes decorrentes da falta de informações sobre os perigos associados ao banho de mar, na certeza que futuramente todos terem uma visão voltada para a prevenção”, explica o Soldado Jones, coordenador do Projeto, realizado pelo sétimo Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí.

Projeto pretende capacitar mil crianças e jovens de nove a 13 anos de idade (Foto: Corpo de Bombeiro Militar/Divulgação)

Durante quatro ou cinco dias, dependendo do local onde a turma tem aulas, os alunos são capacitados para compreenderem as características de cada praia, os fenômenos naturais que envolvem os oceanos, tipos de ondas, as correntes de retorno, os perigos associados ao banho de mar, o trabalho dos Guarda-Vidas e a importância da preservação ambiental nas praias.

“Eles ficam empolgados, e como estão em uma fase de colocar tudo que aprendem em prática nos orientando e policiando”, explica Clerissa de Almeida, mãe de uma das participantes.

O Projeto é oferecido em todas as cidades litorâneas de Santa Catarina, e há uma turma nova por semana. Para obter informações, basta procurar um posto de guarda-vidas.