Para que uma marca seja lembrada e admirada, além de oferecer um produto de qualidade, precisa gerar identificação com o consumidor e inovar sempre.
Pensando nisso, Sazón, a marca número um em temperos em pó do Brasil, tem apostado em uma comunicação personalizada para seu público. Desde meados de 2014, a marca tem regionalizado suas iniciativas de propaganda e marketing, criando peças e ações promocionais específicas para cada região do País. Em 2015, além da regionalização, a marca também aposta em ações inovadoras para surpreender os consumidores.
Foto: Jaison Lourençon.
Marketing Sensorial
Apostando nessa estratégia para gerar experiência de marca, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro recebe, a partir de hoje (26/01), em 40 lojas das redes mais importantes da região, dois tipos de displays que proporcionam experiências inovadoras aos cariocas.
Criado pela TM1 e em parceria com a distribuidora EBD Rio de Janeiro, o projeto aposta na interatividade dentro do ponto de venda, utilizando uma comunicação específica para o carioca.
Um dos modelos de displays desenvolvidos conta com um recurso olfativo, que permite aos consumidores identificar o aroma de um delicioso frango assado, ao mesmo tempo em que uma tela de LCD simula um forno, exibindo a imagem desse prato durante o processo de preparo.
“Esse tipo de ação visa não apenas fortalecer o vínculo com o consumidor, mas também potencializar a presença da marca no ponto de venda, assim como intensificar o relacionamento com as redes de lojas cariocas.”, explica Normando Filho, diretor de Negócios da Ajinomoto do Brasil.
A escolha do frango assado foi motivada por pesquisas de mercado, que mostraram que as versões Toque de Limão (indicada para o preparo de carnes de frango, peixe e suína) e Verde (indicada principalmente para o preparo de aves) do tempero são mais consumidas pelos cariocas em comparação aos consumidores de outras regiões do Brasil.
A ação de marketing promocional conta ainda com outro modelo de display, que permite ao consumidor selecionar por meio de uma tela touchscreen e imprimir até três receitas diferentes de frango elaboradas com uma das duas versões foco do tempero.
Cozinha Móvel
O Nordeste é outra praça importante para a marca. Por isso, a ativação “As receitas mais arretadas do Nordeste com Sazón” também é um bom exemplo de estratégia regionalizada.
A marca desenvolveu uma cozinha móvel que vai percorrer 60 supermercados de Recife e João Pessoa, de 19 de fevereiro a 25 de abril. A ação de live marketing tem como objetivo se aproximar das consumidoras por meio de aulas com receitas de pratos típicos da região, todos preparados com Sazón e ministrados por culinaristas locais.
Serão realizadas duas aulas gratuitas por dia, às 10h e às 15h30, de quinta-feira a sábado, com duração média de uma hora cada. Ao término de cada sessão, os presentes poderão degustar o prato preparado e ainda levarão para casa brindes e um livro de receitas da marca.
Toda a ação foi desenvolvida localmente pela agência de marketing promocional e eventos Conexão Promo, de Recife, em parceria com os distribuidores EBD Recife e Nordil João Pessoa. As receitas preparadas pelos culinaristas foram elaboradas por nutricionistas da Ajinomoto do Brasil.
Espaço para Crescer
Essa estratégia visa reforçar a familiaridade e o conhecimento da marca com os consumidores, bem como alavancar as vendas. O desempenho de Sazón em ambas as regiões já é bem positivo, mas os resultados parciais da iniciativa mostram que ainda há espaço para evoluir.
Com o início das ações regionalizadas já realizadas, a marca obteve crescimento de market share de quatro pontos percentuais no Rio de Janeiro e dois pontos percentuais no Nordeste, no período de abril a setembro de 2014 comparado ao ano anterior (Nielsen, AS14).