O consumidor está comprando cada vez mais, atrás apenas da Índia e China. Hoje o varejo brasileiro é o terceiro maior do mundo, movimentando no País R$ 487,5 bi. As vendas do varejo brasileiro tiveram em julho um crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano passado, acumulando aumento de 11,4% no volume de negócios desde janeiro.
O Brasil está vivenciando o surgimento de um novo consumidor, inserido em uma cultura de infinitas opções de produtos, serviços e canais, somadas às novas tecnologias e constante influência multimídia, que tem consciência de seu poder. Ao mesmo tempo, os efeitos de cada atividade empresarial sobre o meio ambiente são cada vez mais questionados.
Como as atividades de todos os tipos e formatos de varejo existentes podem realmente trazer benefícios para todos os stakeholders e cadeia de valor, a partir da adoção de princípios sustentáveis? É para responder a essa e outras perguntas que a revista Consumidor Moderno NO|VAREJO e Padrão Eventos, em parceria com a consultoria GSMD – Gouvêa de Souza, realizará o Multi Retail, o maior evento varejista multiformato e principal encontro da comunidade de varejo, que reuniráempresários do segmento discutindo rumos para a profissionalização estratégica do setor.
O evento acontecerá nos dias 19 e 20/10, no Hotel Transamérica, em São Paulo, e irá proporcionar a discussão e a disseminação das melhores práticas, estratégias, conceitos e tendências inovadoras em sustentabilidade na comunidade do varejo multiformato.
O Multi Retail contará com a participação de empresários e executivos da comunidade de Varejo Multiformato de Médio e Grande porte dos setores de alimento, bebida, eletro, móveis, casa&construção, farma, calçados, moda, magazine, pet, entre outros, além dos segmentos que fazem parte da cadeia de valor como indústrias, centrais de compras, atacadistas, distribuidores, operadores logísticos, bancos e prestadores de serviço que atendem toda a comunidade.
O Encontro Internacional de Varejo congrega várias ações em um único evento. Um dos destaques será a Expo Retail, exposição internacional de varejo, com a participação de mais de 1.500 empresários e executivos, e mais de 50 expositores, formando um contingente de influenciadores e decisores, que irão repercutir decisivamente as informações, conceitos e estratégias compartilhadas durante o evento.
Durante os dois dias de evento será lançado o Anuário “Os Mais Importantes NO|VAREJO”, o primeiro estudo de análises estatísticas que compõe a comunidade de Varejo Multiformato, apresentando o retrato das empresas mais importantes do mercado de varejo no Brasil. E o destaque do evento será o 13° Fórum de Varejo da América Latina com o tema “A Sustentabilidade na visão do consumidor global”, onde será apresentada uma pesquisa inédita coordenada pela GS&MD – Gouvêa de Souza, sobre o Metaconsumidor, o consumidor digital ecologicamente correto.
O levantamento, realizado em 17 países, mostra as visões, valores e aspirações desse consumidor, que está consciente da necessidade de consumir de forma mais responsável, aprecia marcas com valores ambientais e pretende excluir de sua cesta de produtos aquelas empresas que não se alinharem a seus valores éticos. O Fórum contará com a participação de grandes executivos de empresas como G.R.I, Braskem, Leroy Merlin, Sustentax, C&A, O Boticário, Walmart Brasil, Carrefour, Pepsico, Itautec, Magazine Luiza, Santander, Tetra Pak, etc. Entre os keynotes speakers confirmados estão Will Ander, um dos maiores especialistas em varejo do mundo e sócio sênior da consultoria internacional McMillan; Wendy Evans, especialista em marketing e serviços de gestão financeira e estratégica; e Hugo Bethlem, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar.
Os dois dias do evento contarão, ainda, com áreas de exposição e sala paralela de Conteúdo Multi Experiência, além da premiação concedida aos “Mais Importantes NO|VAREJO”, onde serão contemplados: a personalidade do ano, o melhor líder de varejo, o destaque em atendimento ao pequeno e médio varejista, a rede com o formato inovador do ano e a que possui a melhor campanha de marketing/e-commerce.
Roberto Meir, publisher do Grupo Padrão, especialista internacional em consumo e presidente da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente) explica a importância do evento. “Uma oportunidade única para estreitar o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores, concretizando novos negócios, ampliando conhecimentos e construindo novas estratégias de relacionamento. Uma vitrina sob medida para todas as empresas que buscam a expansão de presença nesse mercado”, diz.
A grade completa do evento pode ser conferida no site.