Experiência de Marca

São Paulo recebe Congresso Internacional de PSA

O Congresso tem como intuito fomentar a troca de experiências entre os protagonistas de projetos e iniciativas fundamentadas no conceito de Pagamento por Serviços Ambientais e os diversos atores e especialistas interessados no assunto.

Teve início ontem (26/11) o IV Congresso Internacional de Pagamento por Serviços Ambientais, no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac, em Santo Amaro, São Paulo.

O evento, que se estende até 29/11, reúne palestrantes dos Estados Unidos, Costa Rica, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Espanha, Guatemala, México, Peru e Brasil, além de 500 participantes, entre representantes de instituições de pesquisa, ensino e extensão, organizações governamentais, não governamentais, setor empresarial e sociedade.

Em seu último dia, ainda haverá uma saída a campo, como atividade opcional, para visitar dois projetos. As inscrições podem ser feitas no local no Congresso.

O Congresso tem como intuito fomentar a troca de experiências entre os protagonistas de projetos e iniciativas fundamentadas no conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e os diversos atores e especialistas interessados no assunto.

“Apesar de recente, o PSA já acumula uma trajetória bem sucedida de cases que comprovam que é possível conciliar preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento econômico”, destaca Carlos Krieck, do Instituto Vitae Civilis, responsável pela Secretaria Executiva do evento.

Especialistas que são referências no tema estão confirmados, como Sven Wunder (Cifor – Brasil), Alejandra Sobones  (Proyecto Usaid – Guatemala), Oscar Sanchez (Fonaifo – Costa Rica), Gloria Sanclemente (Ecoversa – Colômbia), Miguel Sarmiento (Unse – Argentina), Michael Jenkins (Forest Trends – EUA), Stefano Pagiola ( Banco Mundial – EUA), Gerardo Barrantes (IPS – Costa Rica).

São presença também, André Ferretti  (Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza – Brasil), Ángeles Alberto-Villavicencio  (El Colegio de Michoacán – México), Devanir Garcia dos Santos (ANA – Brasil) e Helena Carrascosa (SMA/SP – Brasil), Lucía Delfina Ruíz Ostoic (MINAM – Peru).

O IV Congresso Internacional de Pagamento por Serviços Ambientais é uma realização do Instituto Vitae Civilis, da Rede Iberoamericana de PSA, da The Nature Conservancy, da Forest Trends e da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

O evento conta com apoio da Comunidade de Aprendizagem em PSA, do Banco Mundial, do Senac, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, do Fundo Vale, do Centre Forestal Tecnològic da Catalunya e do Banco Interamericano de Desarollo, além dos patrocínios da Agência Nacional de Águas (ANA), Banco Santander e Caixa Econômica Federal.