Empreendedores sociais, ONGs, empresas, setor público e sociedade têm um encontro marcado, entre os dias 15 e 17/12, em São Paulo, na terceira edição do maior evento brasileiro destinado a organizações do terceiro setor, a feira ONG Brasil.
Uma iniciativa da UBM Brazil, subsidiária brasileira da UBM Internacional, multinacional inglesa líder mundial em organização de feiras profissionais que anualmente reúne mais de 60 mercados distintos em todo o mundo, a ONG Brasil tem como objetivo principal promover o desenvolvimento e a interação entre as ONGs do País, criar oportunidades, facilitar o contato com possíveis investidores e apresentar para a sociedade o importante trabalho desenvolvido por essas organizações.
O evento ONG Brasil é composto por exposição e congresso, não tem fins lucrativos e é direcionado para o desenvolvimento, capacitação e divulgação das Organizações Não Governamentais brasileiras ou com atuação no País.
A ONG Brasil faz parte da política de responsabilidade social da UBM que, ao ceder gratuitamente os estandes para as organizações, cria uma oportunidade de aproximação da iniciativa privada, do primeiro setor e do grande público com as ONGs, incentivando assim o comprometimento com as práticas de responsabilidade socioambiental nas suas mais diversas possibilidades.
“Somos uma empresa organizadora de feiras e congressos de diversos setores, portanto nossa ação de responsabilidade social não poderia ser outra a não ser criar e organizar a feira ONG Brasil, que em sua terceira edição se consolida como o evento oficial do terceiro setor no País”, explica Joris van Wijk, diretor da UBM Brazil.
Nos três dias do evento, cerca de 500 ONGs, vindas de todas as regiões do Brasil, terão a feira como uma oportunidade de demonstrar seus trabalhos, realizar parcerias, trocar experiências com outros expositores e vender artigos produzidos em suas oficinas de geração de renda.
O evento ONG Brasil acontece das 12h às 20h nos dois primeiros dias e das 10h às 17h no terceiro dia. O intuito é mostrar para a população as iniciativas destinadas ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Quem tiver interesse em iniciar um trabalho voluntário, fazer uma ação social, comprar algum produto, ou até mesmo realizar uma doação, encontrará uma vasta quantidade de opções. A expectativa é de 15 mil visitantes.
Pelo terceiro ano consecutivo, o evento é realizado no Expo Center Norte, que cede gratuitamente o pavilhão e o espaço de conferências. A Secretaria de Participação e Parceria da Cidade de São Paulo também é parceira da ação.
Confira a lista de expositores e faça sua inscrição aqui.
Congresso ONG Brasil
A feira e as conferências são destinadas à troca de experiências entre as ONGs, com palestras, cursos e outras atrações que estimulem a capacitação de funcionários e voluntários e que possibilitem a criação de novas parcerias. Representantes do segundo setor interessados em investir em projetos sociais, ambientais ou culturais também são convidados às atividades.
Com conteúdo organizado pela Revista Filantropia, o congresso apresenta palestras e debates com temas como sustentabilidade, captação de recursos e participação de jovens em processos de mudança, entre outros.
A relação entre o governo e terceiro setor, que recentemente ganhou a mídia de maneira negativa a partir de denúncias de corrupção, é um dos destaques do segundo dia do evento (16/12), às 9h, em mesa que discutirá questões como transparência fiscal e o abalo da imagem das ONGs a partir da abordagem negativa e generalista desses escândalos pela imprensa.
No mesmo dia, às 18h, acontece a entrega do “Prêmio Uma História Mobiliza”. Promovido pela revista Filantropia, Resource Alliance/IDIS e Associação Brasileira de Captadores de Recurso (ABCR), a ação premia a excelência em captação de recursos para o terceiro setor brasileiro, estimulando o profissionalismo e a troca de experiências de sucesso.
Para profissionais do segundo setor acontece, no dia 15/12, às 19h, a mesa “Os novos rumos da responsabilidade social”, com os debatedores Fernando Rossetti, secretário-geral do Gife e Francisco Luiz Biazini Filho, que participou do processo de elaboração da ISO 26000 com pessoas do mundo todo – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Marcio Zeppelini, editor da Revista Filantropia e diretor da Diálogo Social Eventos, será o mediador da mesa.
Minicursos
Nos dias 15 e 16, das 13h30 às 15h30 e das 16h às 18h, a Diálogo Social e a Revista Filantropia promovem 24 minicursos com foco para gestão social. Destinados aos profissionais do terceiro setor, os cursos e oficinas abordam temas como recrutamento e seleção de RH; marketing digital para ONGs; economia sustentável; relações públicas no terceiro setor; governança corporativa; elaboração de projetos; desenvolvimento comunitário; direitos trabalhistas; planejamento estratégico; organização de eventos e monitoramento de indicadores, entre outros.
O passaporte para os cursos custa R$ 75,00 e dá livre acesso a todas as oficinas. As inscrições devem ser feitas no site da ONG Brasil.
Conferência Internacional de Voluntariado
Em 2011, o evento ONG Brasil é também sede da “Conferência Internacional de Voluntariado: 2001 + 10 = 2011 – A Década do Voluntariado”, uma iniciativa da Rede Brasil Voluntario (RBV) e do programa de Voluntários das Nações Unidas (UVN Brasil).
Durante o evento, profissionais, lideranças, voluntários e redes de voluntariado da América Latina poderão dialogar com a ONU Brasil, governo, instituições especializadas e sociedade civil sobre os principais temas relacionados ao voluntariado.
O objetivo da Conferência é promover um espaço para o avanço dos diálogos sobre o voluntariado, envolvendo temas como políticas públicas, saúde, humanização, comunicação, desenvolvimento local, entre outros relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e à gestão.
Outros destaques serão as apresentações de duas pesquisas exclusivas, que abordam qualitativa e quantitativamente o cenário do voluntariado em nível global e no Brasil.
Silvia Naccache, coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo, destaca o evento como “Uma maneira de unir esforços e de mobilizar organizações sociais, empresas e comunidade para causas e projetos sérios e relevantes, que estão ativamente participando da construção de um país melhor, mais justo, mais solidário e com mais qualidade de vida”.
No dia 17/12, acontece também o Encontro das Redes Latino Americanas de Voluntariado, ocasião em que se validará uma agenda comum para integração e intercâmbio de iniciativas. Inscrições aqui.