A cidade de São Paulo apresenta hoje (22/11), em Paris, sua candidatura para sediar a Exposição Universal de 2020, evento que acontece a cada cinco anos.
O chefe da diplomacia brasileira, Antonio Patriota; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckim; o prefeito, Gilberto Kassab; e o próximo prefeito eleito, Fernando Haddad, vão liderar a delegação que defenderá a candidatura da cidade perante o Escritório Internacional de Exposições (BIE).

A candidatura de São Paulo, que tem 20 milhões de habitantes, é baseada no lema “Força na diversidade e harmonia de seu crescimento”.
A Expo Universal é um dos mais antigos e importantes eventos internacionais e pode durar até seis meses, segundo o site da BIE. A primeira edição aconteceu em 1851.
O Brasil, com seus 194 milhões de habitantes, é agora a sexta maior economia do mundo, e vai hospedar inúmeros eventos nos próximos anos: a Jornada Mundial da Juventude Católica (JMJ) com o Papa Bento XVI no Rio de Janeiro em julho de 2013, a Copa do Mundo de 14 e as Olimpíadas de 16, igualmente no Rio.