Experiência de Marca

Santander cria espaço diferenciado para interação

Inaugurado no início de fevereiro em Madrid, o Centro de Visitas do Banco Santander foi desenvolvido com o objetivo de promover a experiência dos consumidores do grupo. Conheça o projeto desenvolvido pela portuguesa YDreams

Inaugurado no início de fevereiro em Madrid, o Centro de Visitas do Banco Santander foi desenvolvido com o objetivo de promover a experiência dos consumidores do grupo. Desenvolvido pela portuguesa YDreams, empresa global que trabalha em interatividade, com foco na área emergente de Realidade Aumentada, está instalado no espaço de recepção do complexo financeiro da ‘Ciudad Grupo Santander’, sede de uma das maiores instituições financeiras do mundo.

O Centro de Visitas ganhou o apelido de “El Faro”, e tem um papel de destaque na ‘Ciudad Grupo Santander’, um complexo com 160 hectares situado em Boadilla del Monte, nos arredores de Madrid. Com um enorme impacto visual para os visitantes que chegam, está repleto de soluções tecnológicas revolucionárias, pensadas para oferecer aos visitantes formas inovadoras de interagir com informação sobre a história e a presença do grupo no mundo, os mercados financeiros e a própria cidade financeira.

A experiência começa assim que se entra no impressionante cubo de vidro de 30 metros de altura, que é também o acesso ao Centro de Visitas. Duas fileiras de colunas simetricamente dispostas no corredor central revestidas de painéis de LEDS saúdam os visitantes com conteúdos alusivos aos valores e missão do grupo financeiro. No mesmo hall de entrada circulam cinco robôs que recebem quem entra nas instalações.

Em tom ‘Vermelho’ Santander, e com cerca de 70 cm de altura, os simpáticos elementos de inteligência artificial perambulam pelo cubo de vidro tocando música ambiente, e aguardando uma oportunidade para guiarem um visitante ao destino desejado dentro do Centro de Visitas. O cubo está coberto por 12 sensores de Rádio Frequência (RF) que comunicam com etiquetas de RF embutidas em cada robô.

Estas etiquetas, juntamente com um giroscópio e odômetro, permitem que os robôs se localizem e orientem com precisão dentro do Centro de Visitas. Aliado a isto, 16 sensores colocados na carapaça de cada robô, permite a estes detectarem claramente todos os objetos à sua volta. Uma tela touchscreen localizada à entrada do cubo, permite aos visitantes escolherem o idioma que desejam e zona à qual gostariam de se dirigir. Imediatamente após esta seleção o robô dirige-se à pessoa, dá as boas vindas e pede que o siga até ao destino selecionado.

Chegado ao local, despede-se e regressa ao cubo. Os robôs têm uma autonomia surpreendente; as suas baterias duram até seis horas, e sabem quando, e como se dirigir aos carregadores na entrada do cubo para recarregar energias e garantir assim que o centro nunca se encontra desprovido de guias.

Mais adiante, uma imponente maquete da Cidade Grupo Santander convida os visitantes a uma exploração interativa do complexo financeiro. A interação consiste em deslizar uma das quatro telas disponíveis ao longo da maquete, percorrendo os vários pontos de interesse da cidade financeira. Por meio da tecnologia de Realidade Aumentada, ao selecionar um dos pontos na tela, surge informação multimídia adicional que contextualiza o ponto de interesse.

Ao lado da maquete destaca-se uma parede interativa com 12 metros de largura, que convida os visitantes a explorarem, por meio do toque, as imagens, descrições e vídeos que fazem a história do grupo. O espaço conceitual concebido, desenvolvido e implementado pela YDreams pretende desta forma deixar a sua marca no mercado espanhol. O objetivo é dar a conhecer e incentivar o uso criativo de tecnologias inovadoras em setores mais tradicionais, que já começam a apostar nas mesmas para comunicar com o seu público-alvo, oferecendo-lhes experiências inéditas.